quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

144- ABÍLIO BORGES, BARÃO DE MACAÚBAS


ABÍLIO  BORGES


Abílio Cesar Borges, mais conhecido como Abílio Borges, Barão de Macaúbas, médico, pedagogo e educador, nasceu em Macaúbas, no dia 9 de setembro de 1824, sendo seus pais Miguel Borges de Carvalho e Mafalda Maria da Paixão.
Realizou os estudos iniciais em sua terra natal.

Em 1838, mudou-se para Salvador com o objetivo de completar sua educação.

Em 1841, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, onde iniciou  o curso médico. Transferido  para a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, por ela foi diplomado em 1847.

Regressando para a Bahia, dedicou-se ao magistério e fundou, com outros intelectuais, uma agremiação  intitulada “Instituto Literário da Bahia”.

Sempre ávido por conhecimentos, viajou para a Europa, onde  aperfeiçoou seus métodos pedagógicos.

Em 1858, fundou o "Ginásio Bahiano", do qual foi professor e diretor. Como diretor, revolucionou o ensino introduzindo  novidades pedagógicas, inclusive a abolição dos castigos físicos. No "Ginásio Bahiano" e no “Colégio Sebrão” (outro estabelecimento de ensino famoso naquela época) estudaram as maiores expressões culturais da Bahia, tais como Rui Barbosa, Castro Alves, Cézar Zama, Aristides Spínola e Plínio de Lima.

Em  1871, quando, regressava da  Europa, mudou-se para a capital do Império, onde fundou o “Colégio Abílio”.
Em 1881, fundou uma filial do “Colégio Abílio” em Barbacena (Minas Geais) e no ano seguinte representou o Brasil no Congresso Internacional de Pedagogia, realizado em Buenos Aires

Nos colégios criados por Abílio Borges, no Rio e em Barbacena, estudaram grandes expressões da intelectualidade brasileira, dentre os quais destacamos Raul Pompeia, autor de “O Ateneu”.
De suas ideias inovadoras,  além da abolição de qualquer castigo físico, destacamos a realização de torneios literários, o culto ao civismo e um método próprio de aprendizagem,  chamado “Leitura Universal”.

Além de educador, Abílio Borges foi um patriota exaltado. Por ocasião da Guerra do Paraguai escreveu vários artigos conclamando ao povo à defesa da Pátria e organizou, com recursos próprios, o  “ Batalhão dos Zuavos Baianos”.

Foi um ferrenho defensor da abolição da escravatura, pelo que fundou a “Sociedade Libertadora 7 de Setembro”, mantenedora do jornal “O Abolicionista”.

Em 1881, foi agraciado com o título de Barão de Macaúbas e distinguido com a honra de Grande do Império. No seguinte, foi condecorado com o título de Comendador da Imperial Ordem da Rosa, da Ordem de Cristo e da  Ordem de São Gregório.

Abílio Borges pertenceu à Academia Filomática, foi diretor geral do ensino na Bahia (1856), membro do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia e de outras instituições literárias, educacionais e científicas do Brasil e do exterior.
D. Pedro II tinha especial apreço pelo Barão de Macaúbas. 

Seus contemporâneos o consideravam um homem à frente do seu tempo.

O Barão de Macaúba faleceu no Rio de Janeiro, em 17 de janeiro de 1891.


Nenhum comentário:

Postar um comentário