quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

127- MACHADO NETO



                                   



Antônio Luis Machado Neto, mais conhecido como Machado Neto, advogado, egologista famoso, sociólogo, filósofo e professorjurista, nasceu em Salvador no dia 12 de junho de 1930.
Graduado em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (1953 e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia da mesma universidade (1054).
Livre Docene e Professor de  Sociologia, Doutor em Direito (1954) e em Ciência Sociais (1968), pela UFBa
Primeiro Prêmio Nacional de Filosofia, (1959), professor da Faculdade de Filosofia da UFBa (desde 1968) e da Universidade Nacional de Brasília, onde organizou o curso de Direito.
Membro da Academia de Letras da Bahia.
Em 1065  foi afastado de suas funções pelo regime militar, sofrendo, a  partir de então, tenaz perseguição. Regressando a Salvador, reintegrou-se na Universidade Federal da Bahia, onde ingressou em seu corpo docente e implantou a pós-gradação em Ciências Humanas.
Notabilisou-se pela oposição às idéias positivistas e simplistas de Hans Kelsen e Rudolf von Ihering, dominantes nos meios jurídicos de então. Para ele o mestre, não é um  mero reprodutor do conhecimento adquirido; ele  tem de evoluir sempre, aumentado tal conhecimento.
Machado Neto carregou para a seara jurídica sua formação sociológia, defendendo o Egologismo, corrente do Direito defendida por Carlos Cossio e outros seguidores.
De sua bibliografia constam 35 livros (3 ainda não publicados), 43 folhetos e 89 ensaios, além de inúmeros artigos e trabalhos outros sobre Sociologia e Direito.
Faleceu em 1977,  aos 47 anos de idade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário