quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

136- SÍLIO BOCCANERA JÚNIOR




Sílio Boccanera Júnior, jornalista, escritor e dramaturgo, nasceu em Salvador, em 1863.
É considerado um dos autores mais importantes da história do teatro no Brasil, de modo especial na Bahia.
Estudou as primeira letras em sua terra natal. Concluídos os preparatórios, ingressou na Escola Politécnica do Rio de Janeiro onde se formou em engenharia. Iniciou sua carreira em Cachoeira, onde residiu durante cinco anos. Foi secretário da Superintendência da “Brazilian Imperial Central da Bahia Railway”. Neste período fez parte do grupo de intelectuais e jornalistas da cidade, lutando em favor da abolição da escravatura, ao lado de Augusto Mota (fundador do jornal “O Guarany”, Cincinato França. Tranquilino Bastos e outros.
Começou a lide de jornalista no Jornal  “O Guarany”,  de  Augusto Mota, seu amigo. Neste jornal  publicou os primeiros artigos. Quando Augusto Mota  morreu, aos 28 anos de idade, Sílvio prestou sentida homenagem, pronunciando belo discurso à beira do túmulo.
Aos 25 anos,  já era considerado grande orador. Aos 40,  casou-se com a colunista, compositora, musicista e artista famosa Luisa Leocádio (1859-1926). Sobre sua esposa escreveu excelente biografia, publicada pela primeira vez na “Revista do Grêmio Literário da Bahia”.
Grande estudioso da história, da arte e das tradições baianas. escreveu e publicou vários livros: “O Teatro Brasileiro” (1906). “O Teatro na Bahia: de  1812 a d1912” (1915), “Cinemas da Bahia: de 1897 a 1918” (1915), “Castro Alves na Vida e na Morte” (1915), “Bahia Histórica” (1921), “O Teatro na Bahia: da Colônia à República (1800 a 1923)” (1924), “Bahia e Religião, Subsídios para a História”(1926) e “Bahia Epigráfica e Iconográfica” (1928). No livro “Cinemas da Bahia”, reeditado  pela  Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o autor escreveu a história da sétima arte  em nosso estado, desde os primórdios, pelo que é considerado o primeira escritor baiano a escrever sobre o assunto. “O Teatro na Bahia: da Colônia à República”, reeditado pela Universidade Federal da Bahia e pela Universidade Estadual da Bahia, mereceu da Profa. Consuelo Pondé de Sena o seguinte comentário: “Pelas qualidades do trabalho e pela pesquisa realizada pelo autor, esta obra do brilhante jornalista é, e continuará sendo, pelos tempos fora, fonte obrigatória de consulta para tantos quantos se dediquem ao conhecimento da trajetória histórica da Bahia e de sua gente”
Sílio Boccanera Júnior faleceu em Salvador, no ano de 1928.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário