terça-feira, 25 de março de 2014

CARLOS ALBERTO LACERDA


CARLOS LACERDA
https://www.google.com.br/#q=CARLOS+LACERDA+COMPOSITOR

 
Carlos Alberto Freitas de Lacerda, mais conhecido como Carlos Lacerda, pianista, maestro, compositor e arranjador, nasceu em Salvador, no dia 26 de outubro de 1934. É neto do engenheiro que planejou o Edifício Lacerda.
Iniciou seus estudos de piano aos oito anos de idade. Mais tarde, ingressou nos Seminários de Música da Universidade Federal da Bahia, onde estudou regência e Orquestração com Hans Joachim Koellreutter, piano com Pierre Klose e harmonia e contraponto com Yulo Almirante Brandão.
Viveu a fase áurea a radiodifusão, tocando na Rádio Sociedade da Bahia. Trabalhou, como diretor musical, na Gravadora Jorge Santos  e na TV Itapoan, onde conviveu com os artistas da época: seu irmão Toninho (pianista e arranjador), Gilberto Gil, Osvaldo Fahel, Carlos Gazineo, Claudete Macedo, Fernando Lona, Alberto Aquino - o maestro Chachá, Gecildo Caribé, Cacau do Pandeiro, Vivaldo Conceição, Batatinha, Riachão, Panela, Tião Motorista, Inema Trio (Douglas, Toninho e Expedito), Antonio Carlos e Jocafi.
Às sextas feiras, em sua casa, no Rio Vermelho, tinha o hábito de se reunir com a nata dos músicos baianos, até alta madrugada. Entre seus companheiros de saraus, estavam, com freqüência, Alcyvando Luz, Carlos Coqueijo, Ildásio Tavares, Luis Berimbau, José Emmanoel e muitos outros.
Como diretor musical da TV Itapoan, acompanhou ao piano, só em companhia de Moacyr Albuquerque e Tutti Moreno, cantores cariocas e paulistas que vinham se apresentar na Bahia, a exemplo de Jair Rodrigues, Elis Regina, Clara Nunes, Lana Bittencourt, Silvio Caldas.
Como compositor, fez parcerias com Luiz Vieira, Moacyr Franco, Edil Pacheco, Jocafi, Caymmi, além de outros. Carlos Lacerda funda sua própria orquestra com 30 integrantes e formou, com o baixista Moacyr Albuquerque e o baterista Tutti Moreno, um trio instrumental que tocava nos programas de televisão.
Seu primeiro LP, “Carlos Lacerda, o Governador do Teclado”, data de 1961. O segundo, “Um Piano da Bahia”, foi posto à venda em 1963. O terceiro, “Piano de Informal e Bossa”, não fem data, e foi gravado na JS, capa desenhada por Caribé e contracapa assinada por Jorge Amado. Eis o texto dacontracapa:  

“ CARLOS LACERDA nasceu para a música, é na acepção pura e singular da palavra: um artista. Iniciou seus estudos de música clássica aos 6 anos de idade, tornando-se desde então, um apaixonado pelo mundo maravilhoso da música.
Estudou nos tradicionais "SEMINÁRIOS INTERNACIONAIS DE MÚSICA" da Bahia, com os famosos professores: H. J. KOELLREUTTER (Regência e Orquestrações), PIERRE KLOSE (Piano) e YULLO ALMIRANTE BRANDÃO (Harmonia e Contraponto).
Terminado o curso, CARLOS LACERDA deu vários recitais de música clássica em Salvador.
Mas, um dia, conheceu BENÉ NUNES, que se tornaria um grande amigo e o incentivador de sua carreira artística. Acatando os conselhos e a orientação de BENÉ NUNES, abandonou a música erudita para se dedicar a música popular.
Em março de 1959, CARLOS LACERDA, fundou a sua própria orquestra, constituída por 30 figuras, concretizando, afinal, o seu grande sonho de ser maestro.
CARLOS LACERDA, o governador do teclado, neste LP interpreta músicas de DJALMA FERREIRA, numa seleção realmente das melhores.”
Carlos  Lacerda faleceu em Salvador, no dia 12 de novembro de 1979.




Nenhum comentário:

Postar um comentário