quinta-feira, 6 de março de 2014

169- VIRGILDÁSIO SENNA


VIRGILDÁSIO  SENNA

Virgildásio de Senna, engenheiro e político baiano, ex-prefeito da cidade de Salvador, nasceu em Santo Amaro da Purificação, no dia 3 de novembro de 1923.
Concluídos os estudos preparatórios, ingressou na Escola Politécnica da Bahia, pela qual se formou em engenharia civil.

Atuou no Serviço de Obras e Saneamento da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (1948-1951), como superintendente de Urbanização da Capital (1959) e  Secretário Municipal de Viação e Obras Públicas (1959-1961).

Foi eleito prefeito da capital baiana, em outubro de 1962, tomando posse em 7 de abril de 1963.
Como prefeito, concluiu a construção da Avenida Centenário e realizou outras intervenções viárias,  mas foi deposto pelo movimento revolucionário de 1964 e cassado, pelo Ato Institucional n. 5.

Passou a residir no Rio de Janeiro, de onde voltou à Bahia após a anistia política.
A propósito da deposição de Virgildásio Senna, disse  J.C. Teixeira Gomes: “Tendo notado que sua residência no Campo Grande estava sitiada por uma operação militar, resolveu comparecer pessoalmente ao quartel da VI Região Militar, onde o general Mendes Pereira o deteve. Foi levado, então, para a Base Naval, e contra ele os golpistas iniciaram um dos habituais processos por subversão, do qual nada resultou, tendo sido, muitos anos depois, sustado pelo advogado Raul Chaves.” E acrescentou: “Ninguém tinha dúvidas de que Virgildásio seria o mais eficiente prefeito da capital baiana, pois, engenheiro de profissão, era também um planejador meticuloso, que já ocupara cargos de relevo na gestão Heitor Dias, quando iniciou a dinamizar o sistema viário da cidade. Esse trabalho credenciou-o a eleger-se prefeito em 1962. Empossando-se em abril de 63, somente ficou no cargo até abril de 64. Já antes, trabalhara com Anísio Teixeira na gestão Octávio Mangabeira, ajudando inclusive a construir a Escola Parque. Sua retirada compulsória do cargo estancou um projeto que não mais foi retomado pois a desfiguração progressiva da capital baiana resultou, substancialmente, do despreparo, das improvisações e dos interesses de muitos dos prefeitos que o sucederam”  

Com a abertura política, foi eleito deputado federal em 1982, e reeleito para a Assembleia Nacional Constituinte em 1986.
Em 1988, se candidatou a prefeito de Salvador mas não conseguiu ser eleito.

Em 1991, com o término de seu mandato de deputado federal, encerrou a carreira política, recolhendo-se  à vida privada em sua cidade natal.

Em um “ato de justiça”, a Câmara Municipal de Salvador, devolveu simbolicamente, no ano de 2013, o mandato do ex-prefeito Virgildásio Senna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário