ELEVADOR LACERDA- ASPÉCTO ATUAL
Antônio Francisco de Lacerda é o
idealizador do Elevador Lacerda, elevado que liga as cidades baixa e alta, em
Salvador, na Bahia.
Filho de pais de amplos recursos
financeiros, Antônio Lacerda desejou, desde criança, construir o elevador que
hoje tem o nome de sua família.
Ele não possuia os conhecimentos
técnicos necessários, pelo que se aliou ao engenheiro, seu irmão, Augusto
Frederico de Lacerda.
Juntos, criaram a Companhia de
Transportes Urbanos, importaram da Inglaterra as peças de aço e iniciaram as
obra, em 1869.
Em dezembro de 1873, para espanto
de muitos incrédulos, inauguraram dois elevadores hidráulicos, os maiores do
mundo naquela época, com o nome de Elevador Hidráulico da Conceição da Praia.
A população preferiu chamá-lo de “Elevador
do Parafuso”.
Em 1896 foi renominado como “Elevador
Lacerda”, em homenagem a coragem dos dois irmãos.
Desde a inauguração, o Elevador
Lacerda passou a ser considerado o principal meio de transporte da cidade.
No início os passageiros tinham
de ser pesados a fim do mecanismo funcionar dentro dos limites de segurança. O
Barão de Jeremoabo, figura de destaque da época, assim registrou sua passagem no
referido elevador:
"Em 16 de março de 1889
pesamo-nos no elevador, dando o seguinte resultado: Pinho - 54 quilos, ou 3 arrobas e 98 libras; Cícero - 61 quilos, ou 4 arrobas e 2 libras;
Guimarães - 65 quilos ou 4 arrobas e 10 libras; Artur Rios - 73 quilos ou 4 arrobas
e 26 libras; e Vaz Ferreira - 115 quilos, ou 7 arrobas e 20 libras."
O Elevador Lacerda sofreu várias
reformas e melhoramentos: em 1906, foi eletrificado; em 1930, recebeu mais duas
cabines e uma nova torre; na década de 1950, foi beneficiado com ampla reforma
em sua parte mecânica; na década de 1980, sofreu revisão em sua estrutura de
concreto; em 1997, foi realizada a revisão do maquinário elétrico e eletrônico.
Devemos o aspecto atual, em
estilo art déco, à reforma de 1930, quando as cabinas foram ampliadas para
quatro, cada uma com capacidade para 27 passageiros.
Esta obra de grande valor
arquitetônico foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional, em 7 de dezembro de 2006. Tem 72 metros de altura e duas torres: uma
que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines. A
outra torre, mais visível, se articula à
primeira e desce até o nível da Cidade Baixa.
A utilização é da ordem de
900.000 passageiros/ano, o que equivale a uma média de 28.000 pessoas por dia.
O percurso é de trinta segundos
de duração.
ELEVADOR HIDRÁULICO DA CONCEIÇÃO
INAUGURADO EM 1873
Gostei muito de saber, o artigo foi valido na pesquisa sobre o elevador na oficina de robótica, a turma em questão reproduziu o elevador Lacerda em forma de maquete funcional.
ResponderExcluir