quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

166- EUSÉBIO DE MATOS


PINTURA BARROCA, DE EUSÉBIO DE MATOS


Eusébio de Matos e Guerra, ou simplesmente Eusébio de Matos, poeta, orador e pintor, nasceu em Salvador no ano de 1629, sendo seus pais Gregório de Matos (fidalgo português)  e Maria da Guerra (brasileira).

Em 1636, nasceu seu irmão, Gregório de Matos. Eusébio, ao que parece, foi aluno dos pintores da comitiva de Maurício de Nassau. É o fundador da “escola baiana de pintura”.

Ele, e seu irmão Gregório, estudaram as primeira letras no colégio dos jesuítas de Salvador.

Em 1644, Eusébio entrou na Companhia de Jesus. Com o afastamento do Padre Vieira da cátedra de Filosofia, Eusébio de Matos o substituiu, no colégio dos Jesuitas.

Em 1659, representou os interesses de sua família em transação com os colégios dos jesuítas da Bahia e de Santo Antão de Lisboa.

Em 1669, foi chamado à Lisboa para ser orador do rei mas não aceitou o convite  porque seus  superiores hierárquicos não permitiram.

Em 1677, publicou Ecce Homo.

Em 1680, abandonou a Companhia de Jesus e ingressou na Ordem dos Carmelitas, tomando o nome de Frei Eusébio da Soledade. Seu afastamento foi muito comentado, merecendo do Padre Vieira a seguinte afirmativa: “Muito mal fizeram os jesuítas, porue tarde se criarão para a Companhia outros Eusébios de Matos”.

Em 1681, publicou, em Lisboa,  o Sermão da soledade e lágrimas de Maria Santíssima Senhora Nossa.

Eusébio de Matos foi pintor, orador, poeta, músico, religioso exemplar, e matemático.competente. Tocava harpa e viola divinamente, e compôs hinos e cantos profanos. Foi uma das maiores culturas do seu tempo. Ao contrário do seu irmão Gregório, era uma pessoa delicada, uma alma pura e santa.  Em seu livro “Baianos Ilustres  Loureiro de Souza, emitiu o seguinte comentário:. “Eusébio de Matos, conhecido, depois, como Frei Eusébio da Soledade, foi dos que mais se sobressaíram pelos dotes da oratória. A sua palavra fluente, aliada a uma cultura polimorfa. escandia as suas orações de tropos magníficos, ensejando que dele dissesse Vieira: “Deus se apostara em o fazer em tudo grande e não o fora mais por não querer”.

Outra obra de sua autoria é São Pedro Arrependido, encontrada em 1940 na Capela do Eremitério Beneditino da Ponta do Montesserrat, no bairro de Itapagipe, em Salvador.

Eusébio de Matos morreu em Salvador, em 1694, com 65 anos de idade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário