domingo, 9 de fevereiro de 2014

151- JÚLIO LICÍNIO DE CASTRO PAIXÃO


JÚLIO LICÍNIO DE CASTRO PAIXÃO

Júlio Licínio de Castro Paixão, mais conhecido como Júlio Licínio, cientista de projeção internacional, nasceu no ano de 1959, em Belo Horizonte, sendo seus pais João Licínio da Silva e Áurea de Castro Paixão Licínio. 

É um baiano nascido acidentalmente em Belo Horizonte. Sua família tem raízes  em Salvador e Santo Antônio de Jesus.

Realizou os estudos iniciais em seu estado natal. Aos 12 anos, se transferiu com seus pais para Salvador, onde fez os preparatórios no Colégio Maristas e, submetido ao concurso vestibular, foi aprovado em primeiro lugar em  duas Faculdades de Medicina. Optou pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, pela qual recebeu o grau de médico, em 1982.

Fez Residência Médica em Medicina Interna, na Universidade de São Paulo, nos anos de 1983 e 1894.

Selecionado pela  Universidade de Chicago, nos Estados Unidos,  foi fellow em Endocrinologia, nos anos de 1984 e 1985.

Nos Estados Unidos cumpriu extenso programa de pós-graduação: no período de 1986 a 1989, fez Residência em Psiquiatria na Cornell University; em 1989 e 1990, foi pesquisador visitante do National Institute of Mental Health; de 1990 a 1993,  permaneceu na Escola de Medicina da Universidade de Yale, como pesquisador, Instrutor  e Chefe do Laboratório de Neuroendocrinologia.

A partir de então, ganhou projeção e prestígio, ocupando  elevados cargos em vários países, especialmente  nos Estados Unidos, Austrália, França e Portugal.

Há mais de 30 anos,  deixou a Bahia e o Brasil. Reside atualmente na Austrália. Vem à Bahia, de vez em quando, para rever familiares.

É professor e/ou pesquisador das Universidades do Minho (Portugal), Paris Descartes (França), Yale, California, e Miame (Estados Unidos), da Geffen  School of Medicine, da Mille School of Medicina e da  John Curtin School of Medical Resarch (Universidade Nacional da Austrália). É, também,  editor-chefe de uma série de revistas  do Nature Publishing Group, presidente da Sociedade Internacional de Psiquiatria Translacional e reitor adjunto de Desenvolvimento de Projetos da Miami Miller School of Medicine.

Júlio Licinio lidera uma rede mundial de cientistas, universidades e governos com o objetivo de deflagrar uma ofensiva contra as doenças psiquiátricas. “Estamos muito atrasados, diz ele.  No campo das doenças mentais, faz-se necessário uma iniciativa de grande impacto para concentrar esforços de pesquisa e otimizar as descobertas para caminhar mais rápido. As enfermidades psiquiátricas representam 20% de todas as enfermidades- duas de cada dez pessoas no mundo tem algum problema psiquiátrico. Mas sua participação muitas vezes não atinge 5% do montante de recursos destinados pelo países às pesquisas médicas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário