quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

153 - JOSÉ GONÇALVES DA SILVA


JOSÉ GONÇALVES DA SILVA

José Gonçalves da Silva, nasceu em Mata de São João, no dia 23 de novembro de 1838.  

Aos 21 anos, formou-se em Direito pela Faculdade de São Paulo. No início do ano seguinte, mudou-se para a Fazenda Piabas, hoje município de Campo Formoso. Alí filiou-se ao Partido Conservador.

Em 1862, foi nomeado Coronel da Guarda Nacional. Três anos depois, assumiu o comando local do Partido Conservador e impôs esmagadora derrota aos adversários, nas eleições municipais.

Eclodida a Guerra do Paraguai, organizou o corpo de Voluntários da Pátria que partiu para o teatro da guerra. Por este motivo  foi agraciado com o título de Cavaleiro da Imperial Ordem da Rosa.

Nesta altura dos acontecimento possuía grande fortuna, com fazendas nos municípios de Curaçá, Jaguarari, Campo Formoso e Senhor do Bonfim.

Radicou-se em Senhor do Bonfim, de onde administrou suas propriedades e se dedicou à política partidária.  

No Império, foi deputado provincial e deputado geral mas nos últimos anos afastou-se do cenário político e foi um dos primeiros chefes políticos a aderir ao regime republicano.

Em 17 de novembro de 1889, liderou uma  passeata pelo centro da cidade de Senhor do Bonfim, em apoio ao Marechal Deodoro da Fonseca. Dois dias depois, a Câmara de Vereadores aderiu à República. Na capital baiana, todavia, só depois de muita relutância, ocorreu a  adesão, com a posse do primeiro governador, Manoel Vitorino Pereira.

José Gonçalves da Silva, através do decreto de 2 de fevereiro de 1890, foi nomeado intendente municipal de Senhor do Bonfim, assim permanecendo até 15 de outubro,  quando foi nomeado pelo Governo Provisório de Deodoro da Fonseca, governador da Bahia, em substituição a Virgílio Clímaco Damásio.

Na qualidade de governador, convocou a Assembléia Constituinte Republicana do Estado, colocando na presidência da mesma o senador Luiz Viana.

A 2 de julho de 1891, dia da promulgação da Constituição Republicana da Bahia, foi eleito, com o apoio de Luiz Viana, primeiro governador constitucional do Estado.

Seu governo foi muito conturbado. Em 3 de novembro, o Marechal Deodoro da Fonseca tentou fechar o Congresso Nacional. Ensaiou um golpe de estado, o que causou forte reação das forças republicanas e democráticas. O Governador José Gonçalves apoiou o golpe, enviando mensagem  de apoio ao fechamento do Congresso.

Os baianos não  se conformaram. Concentrado na Praça da Piedade, o povo, sob a liderança de Cézar Zama, promoveu violento  protesto,  com vários mortos e feridos. Os manifestantes sitiaram o governador em sua residência, .e ele, no dia 24 de novembro, instado pelo comandante da força militar,  acabou enunciando.

José Gonçalves da Silva passou para a História como o primeiro governador constitucional da Bahia, primeiro e único a ser deposto pelo povo.

Durante seu governo, foi instalada a Faculdade de Direito da Bahia.

Seu falecimento ocorreu  em 15 de agosto de 1911, na cidade de Senhor do Bonfim












Nenhum comentário:

Postar um comentário