terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

152 - JOÃO FERREIRA DE ARAÚJO PINHO


O BOMBARDEIO DA CIDADE DO SALVADOR
EM 10 DE JANEIRO DE 1912

João Ferreira de Araújo Pinho, mais conhecido como Araújo Pinho, advogado e político baiano, nasceu em Santo Amaro da Purificação, no dia 19 de junho de 1851 (não deve ser confundido com  José Wandeley de Araújo Pinho), sendo seus pais Filipe de Araújo Pinho e Maria Joaquina de Azevedo de Araújo Pinho.

Concluídos os preparatórios, ingressou na Faculdade de Direito de Recife, pela qual recebeu o grau de doutor em Ciências Jurídicas no final de 1871.

Em 1872, foi nomeado promotor público de sua cidadade natal, cargo que exerceu até 1874, quando seguiu a carreira política.

Foi eleito deputado provincial no mesmo ano, e, logo em seguida, assumiu o cargo de secretário do governo da Bahia, administração do Presidente Venâncio José de Oliveira Lisboa (1874-1875).

Em fevereiro de 1876, assumiu o cargo de presidente da província de Sergipe, assim permanecendo até janeiro do ano seguinte.

Com a derrubada do Império, foi um dos candidatos para compor a junta governativa designada para assumir o poder com a deposição de José Gonçalves da Silva.

Em 1903, foi eleito senador estadual, mandato que exerceu até 1905, quando renunciou para assumir a presidência do Banco de Crédito da Lavoura da Bahia.

Três anos depois, foi eleito governador da Bahia, pelo que tomou posse no dia 28 de maio de 1908. Em sua administração foi construído o Instituto de Bacteriologia, depois transformado em Instituto Oswaldo Cruz, situado no bairro do Canela. Também de seu governo são um novo pavilhão para o Ginásio da Bahia, um outro pavilhão para o Asilo São João de Deus, o Gabinete de Identificação do Estado,, além do estímulo ao ensino agrícola.

Governou  debaixo de forte oposição e renhida  disputa política, o que tumultuou sua gestão, forçando-o a renunciar.

Da sua renúncia, efetuada no dia 22 de dezembro de 1911,  resultou o bombardeio da cidade do Salvador.. Impedido de dar posse o seu substituto legal, de vez que o mesmo foi recusado pela Câmara Estadual, Araújo Pinho baixou um decreto transferindo a Capital para a cidade de Jequié. A justiça federal  anulou o  decreto. Face a persistência do intuito governamental, as tropas federais, no dia 10 de janeiro de 1912, sob o comando do General Sotero de Menezes, bombardearam o forte de São Pedro, o do Barbalho, e o centro da cidade. Do bombardeio, com a duração de quatro horas, resultou danos no Teatro São João, no Paço Municipal, no Palácio Rio Branco, em  algumas casas da Rua Direita, e na Biblioteca Pública (que perdeu dezenas de milhares de livros).

João Ferreira de Araújo Pinho faleceu em 23 de julho de 1917.



 FONTE: WIKPÉDIA, A ENCICLOPÉIDA LIVRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário