quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

165- FREI VICENTE DO SALVADOR


FREI VICENTE DO SALVADOR


Vicente Rodrigues Palha, ou Frei Vicente do Salvador, religioso franciscano e historiador, pai da historiografia brasileira, nasceu em Salvador, no ano dse 1564, sendo seus pais João Rodrigues Palha e Messia de Lemos.

Iniciou os estudos no Colégio dos Jesuítas de Salvador, continuando-os na Universidade de Coimbra, em Portugal, onde fez o curso de  Direito e Teologia, e doutorou-se e, cânones.

Presbítero secular, foi cônego da catedral e vigário geral do bispado da Bahia.

Aos 35 anos fez-se frade, vestindo o hábito de São Francisco e trocando seu nome pelo de Frei Vicente de Salvador.

Em 1601, exerceu o sacerdócio em uma missão na Paraíba, onde permaneceu cinco anos. Neste período, residiu algum tempo em Pernambuco.

Em 1607, foi para o Rio de Janeiro onde fundou o Convento de Santo Antônio, do qual foi  guardião. Posteriormente, voltou para Pernambuco, onde deu um curso de artes, no convento da ordem, localizado em Olinda.

Em 1624, ao regressar para Salvador, foi aprisionado pela esquadra holandesa e logo liberado.

A partir de 1612, fez várias viagens: em 1612, foi a Pernambuco; depois, viajou para Portugal, regressou uma vez mais à Bahia, tornou ao Rio e, finalmente voltou para Salvador., onde faleceu em 1539, com 75 anos de idade.

Em 20 de dezembro de 1627 concluiu sua obra mais importante, a História do Brasil , que ficou inédita até 1888, quando Capistrano de Abreu descobriu os  originais na  Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. É uma admirável, em cinco livros. Trata-se do primeiro relato histórico do nosso país.  Publicado inicialmente em 1888, teve sua edição definitiva editada em 1918. Consta que Frei Vicente do Salvador escreveu esta obra a pedido  de Manoel Severim de Faria, que lhe prometeu publicá-la à suas custas. “A História do Brasil de Frei Vicente do Salvador prende-se antes ao século  XVII que ao século XVI, neste com as dificuldades das comunicações, com a fragmentação do território em capitanias e das capitanias em vilas, dominava o espírito municipal. Frei Vicente do Salvador representa a reação contra a tendência dominante: Brasil significa para ele mais que expressão geográfica, é expressão histórica e social. O século XVII é a germinação desta idéia como o século XVIII é a sua maturação”.

A História do Brasil de Frei Vicente do Salvador contém, em suas 580 páginas, além de fornecer informações históricas sobre a colônia portuguesa, emite opiniões ousadas. Em uma delas, o Autor lamenta que os nossos primeiros colonizadores permanecessem à beira-mar, ao invés de penetrarem pelo interior do país.  Diz textaualmente: “sendo grandes conquistadores de terras, não se aproveitam delas mas se contentam em andar arranhando o mar como caranguejos”. A obra vai do descobrimento até o governo de Diogo Luis de Oliveira. Descreve, em uma linguagem atraente, a vida dos colonos, sua cultura,  e os modos de fazer e de viver das populações indígenas.

Parte superior do formulário
Em 1618, Frei Vicente do Salvador escreveu seu segundo livro, Crônica da Custódia do Brasil, cujos originais estão perdidos..

Frei Vicente do Salvador é patrono da cadeira n. 10 dos sócios correspondentes da Academia Brasileira de Letras e da cadeira n. 18 do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.



Um comentário:

  1. AINDA EM TEMPO: Os originais da segunda obra de Frei Vicente do Salvador, "Crônica da Custódia do Brasil",, foram encontrados e se encontram na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
    Geraldo Leite

    ResponderExcluir