ANTÔNIO PEREIRA REBOUÇAS FILHO
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Antônio Pereira Rebouças Filho,
engenho e militar, nasceu em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, em 13 de junho de
1839, sendo seus pais Antônio Pereira Rebouças e Carolina Pinto Rebouças. Teve sete
irmãos, dentre eles André Pereira
Rebouças, todos netos de uma escrava
alforriada e de um alfaiate.
Em 1846, mudou-se com a família
para o Rio de Janeiro, onde ingressou, com
o irmão André, na Escola Militar. Em março de 1854, matricularam-se na Escola Politécnica
do Rio de Janeiro onde concluiram o curso de engenharia.
Em 1861, depois de formados,
foram para a França e a Inglaterra, onde
durante dois anos se especializaram em construção de estradas de ferro e
portos marítimos.
Regressando ao Brasil, no final
de 1862, Antônio foi designado para inspecionar as obras das fortificações de Santos,
Paranaguá e Santa Catarina..
A partir de então Antônio tornou-se
responsável por grandes projetos, como os das estradas Curitiba-Antonina, Campinas
-- Limeira -- Rio Claro, Curitiba--Paranaguá, e a ponte sobre o rio Piracicaba
(a primeira ponte em concreto-armado, construída no Brasil).
A idéia da construção da estrada
Curitiba-Antonina foi de seu irmão André. Antônio, relata
o seguinte: “em janeiro de 1865, num mapa da sala de espera da Secretaria da
Marinha, André observarou que Assunção no Paraguay e Antonina no litoral
paranaense, ficavam no mesmo paralelo e entusiasmado, lançou a seu pai e ao
restante da família, a idéia de ir com o irmão Antonio, abrir uma estrada que
já chamava de “Vale de Curitiba”. O sonho permaneceu quiescente até que, em
janeiro de 1871, D. Pedro II concedeu uma audiência aos irmãos Rebouças e,
tendo conhecimento do projeto, autorizou sua realização. Antônio concluiu os
estudos em maio do mesmo ano. Em 1874, foi nomeado Chefe das obras de
construção, do que resultou uma das estradas mais belas e notáveis da América
do Sul, perfeitamente pavimentada com paralelepípedos graníticos em seus cerca
de 120 km, ainda hoje visitada por amantes da natureza.
A estrada de ferro
Curitiba-Paranaguá é outra realização extraordinária. Tornou-se notável pelas
soluções encontradas para transpor a Serra do Mar. É considerada um feito para
a época. Ligando Curitiba com o porto de Paranaguá, serpenteia por entre
túneis, sobre profundos abismos, cortando belíssima reserva da Mata Atlântica,
vencendo a Serra do Mar. O livro comemorativo dos 80 anos desta estrada diz que
“A estrada de ferro Curitiba - Paranaguá é a comprovação do poder imaginativo e
poético de Antônio Rebouças, transplantado para o teatro da mais viril,
ousada e impressionante construção. É considerada até os dias atuais a
mais temerária idealização da engenharia nacional.”. Fato notável é que este
colosso foi idealizado por dois irmãos engenheiros nascidos na Bahia, negros,
netos de escrava, em pleno século XIX, quando ainda era vivo, bem vivo, o
regime escravagista no Brasil. Antes de iniciar as obras da ferrovia, Antônio
seguiu para São Paulo, a fim de inspecionar as obras do Caminho de Ferro de
Campinas a Limeira e São João do Rio Claro. Internando-se nas matas paulistanas
insalubres, foi vitimado pela febre tifóide e faleceu em 24 (ou 26?) de maio de
1874, com apenas 34 anos de idade. Antônio
Rebouças, autor do arrojado projeto, não viveu o suficiente para vê-lo
concretizado. As maiores autoridades técnicas da época não acreditaram no êxito
da empreitada, a ponto de seu construtor inicial, Giusepe Ferrucini, desistir do
projeto, na altura do km 45. .Coube ao engenheiro Teixeira Soares, jovem
profissional brasileiro, com apenas 33 anos de idade, juntamente com outro
jovem engenheiro brasileiro, Pereira Passos, concretizar o sonho de Antônio e
André Rebouças. A estrada teve seu início de construção em março de 1872,
dividida em três trechos de diferentes extensões, num total de 110 km. O
primeiro trecho foi inaugurado em 1883. No total, a ferrovia possui 450 obras
de arte, entre pontes e viadutos dos mais variados tamanhos, dentre os quais
destacamos a Ponte de São João com 55 metros, totalmente construida na
Inglaterra, montada peça por peça, sobre
um profundo grotão. O Viaduto Carvalho está montado sobre 5 pilares de alvenaria, engastados na própria
rocha. A estrada tem 14 túneis perfurados nas montanhas, (um deles com cerca de
500 metros). Ao cabo de 5 anos de construção, o projeto, considerado
impraticável pelos engenheiros europeus, foi finalizado. A obra empregou nove
mil homens, dos quais cerca de cinco mil morreram acometidos de doenças típicas
das regiões tropicais. O Caminho de Ferro foi considerado totalmente pronto, e
inaugurado, em 2 de fevereiro de 1885, treze anos depois de iniciado. Graças a
esta estrada, Curitiba reuniu as condições necessárias para ser capital do
Paraná.
Várias homenagens, em diversas
cidades do Brasil, foram prestadas aos irmãos Rebouças: o túnel Rebouças, na
cidade do Rio de Janeiro; a rua Eng.Rebouças, em Porto Alegre; o bairro
Rebouças, em Curitiba; a cidade
Rebouças, no Paraná; a Avenida Rebouças, em São Paulo, etc., etc.
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