quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

JOÃO DAS BOTAS

ENTRADA DAS TROPAS BRASILEIRAS
EM SALVADOR, NO DIA 2 DE JULHO
DE 1823





João Francisco de Oliveira Botas, mais conhecido como João das Botas,  herói da Independência, combateu as forças portuguesas nas águas da Bahia de Todos os Santos, na ilha de Itaparica e  no trecho da costa, compreendido entre a Praia da Ponta da Areia e a barra do rio Paraguassu.
Ao lado do almirante Lorde Thomas Cochrane, comandante da esquadra brasileira, é considerado herói da Marinha Nacional.
Na época da proclamação da Independência, nem todas as províncias aderiram à causa brasileira. O principal foco de resistência contra o domínio lusitano concentrou-se na Bahia, onde o Governador das Armas, General Madeira de Mello, tinha sobre seu comando apreciável força de terra e mar.
Inicialmente, a  reação foi desarticulada mas aos poucos foi se organizando e se alastrando  pelo interior.  Os portugueses recuaram, até se  confinarem à cidade de Salvador e  arredores. No mar, todavia, conservaram a supremacia.
A sorte da guerra acabou dependendo do domínio da Bahia de Todos os Santos e, consequentemente, do abastecimento das tropas  e das cidades envolvidas  no movimento.  Neste contexto, a vitória  ficou nas mãos  da “Flotilha Itaparicana” que durante sete meses combateu, sem tréguas, a esquadra lusitana.
João das Botas recebeu ordem de partir para Itaparica, e assumir o comando da flotilha. Ao chegar em Itaparica, em fins de novembro de 1822, tomou as primeiras providências. Em  6 de dezembro, lançou ao mar o primeiro barco artilhado, o “Pedro I”. Depois, acrescentou três outros barcos e pouco a pouco foi aumentado seus liderados, até alcançar um contigente de cerca de 800 homens.
Os portugueses atacaram  Itaparica com  quarenta lanchas, dois brigues de guerra e  várias canhoneiras.  João das Botas, com  quatro barcos, resistiu  durante três dias, tornando impossíel o  desembarque dos invasores.
Os portugueses perderam a supremacia marítima  e, ao mesmo tempo,   ficaram cercados por terra, nas cercanias  de  Pirajá.
Em 2 julho de 1823,  as tropas  brasileiras  entraram em  Salvador.
O General Madeira de Melo  rumou  para Portugal sob o fogo da Esquadra Brasileira.  A  Flotilha Itaparicana, sob o comando  de  João das Botas,  perseguiu  os barcos lusitanos até  alto mar.
 
 
 

6 comentários:

  1. Meu pai, JOSÉ ELESBÃO DE CASTRO (1889-1986), soteropolitano, poeta, jornalista, professor e fiscal da Receita Federal, escreveu, entre outras obras, dois livros sobre seu triavô João Francisco de Oliveira BOTTAS, herói nacional pela Lei Federal no. 13.697/2018, registrado no Livro dos Heróis da Pátria (Panteão). Em 1956, escreveu "João das Bottas, seus Descendentes e Feitosç e, em 1973, "O Grito que fez História e Tradição". Existe um Projeto de Lei, no Congresso Nacioanl, desde 2011, para tornar a da de 2 de Julho de 1823, uma data nacional.
    De minha parte, estou coletando uma abrangente pesquisa bibliográfica, visando ressaltar a importância do meu tretavô famoso. Sem dúvida, esse belo artigo escrito pelo Dr. Geraldo Leite, fará parte das referências bibliográficas do livro que pretendo editar oportunamente, devido ao bicentenário do Grito do Ipiranga, em 2022, e do bicentenário da Consolidação da Independência Brasileira na Bahia, em 2023!!!
    André Olímpio Mosselman du Chenoy Castro (1942-...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Boa noite André! Meu nome é Felipe Brito, sou de itaparica, pesquiso a memoria das nossas lutas pela independência e recentemente o município de Itaparica juntamente com a Escola de Belas Artes da UFBA reproduziram o famoso quadro do Seu Triavô para compor o museu da Fortaleza de São Lourenço. Adoraria entrar em contato com você, possuo copias de documentos interessantes sobre os feitos dele, e também estou escrevendo um livro.
      Saudações Itaparicanas, meu contato é 71 9 99429547

      Excluir
    2. Registro aqui como prpfessor de história minha torcida para que voce realize essa importante obra. Farei o possível a indicação para que os meus alunos e amigos leiam e divulguem o seu precioso arquivo. Parabéns!
      Roberto Pessoa(historiador).

      Excluir
  2. Prezados amigos Felipe Brito e Roberto Pessoa: Desculpem-me, pois somente hoje, dia 28.11.2021, que fui reabrir este blog. Fico mui agradecido pelo interesse de colaborarem com a pesquisa que estou desenvolvendo. Claro, que aceito, de bom grado, as suas colaborações! Deixo aqui meu e-mail, para que possamos intercambiar informações, qualitativas e quantitativas: . Aguardo contatos. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Sou Paulo Serra, ilustrador histórico acabo de elaborar 5 Palestras ilustradas sobre Itaparica uma delas sobre o maior herói brasileiro e baiano João das Botas, tenho interesse em conhecer mais sua história, meu contato é 71 999340655 ou paulomeroserra@gmail.com

    ResponderExcluir