terça-feira, 8 de janeiro de 2013

HORÁCIO DE MATOS


HORÁCIO DE MATOS
 
 
 
A história  tem  heróis e contra-herois, homens do mal e homens do bem. Horácio de Matos foi um lutador, defendeu seus princípios, fez  parte da história.
***
Horáio Queirós de Matos, mais conhecido como Horácio de Matos, político e coronel do sertão, chefe de uma verdadeiro exército de jagunços, nasceu na Chapada Velha de Brotas de Macaúbas, no dia 18 de março de 1882.
Aos 15 anos de idade  demonstrou  sua  bravura quando a fazenda de seus pais foi invadida por uma patrulha da polícia e o comandante,  tenente Policarpo, exigiu que ele revelasse onde estavam os diamantes e seus familiares.  Horácio reagiu e negou-se a falar.
Inicialmente, o jovem Horácio morou na cidade de Morro do Chapeu, apadrinhado pelo Coronel Dias Coelho. Alí se estabeleceu como comerciante, até que seu padrinho comprou para ele uma patente de tenente-coronel da Guarda Nacional. Com  esta patente iniciou sua liderança na região. Herdou o comando da familia e, após longo enfrentamento com adversários, transformou-se em senhor absoluto da Chapada Diamentina.  
A “Chapada “  era uma zona  rica de diamentes e habitada por forasteiros.  Tinha em Horácio de Matos um lider que  desafiava o governo e tratava de igual para igual autoridades e  governantes. Ele e seus comandados obedeciam cegamente os seguintes princípios:
 
“Não humilhar ninguém, mas também nunca se deixar humilhar por quem quer que seja:
Não roubar jamais, sejam quais forem as circunstâncias, nem permitir que alguém roube e fique impune;
Ser leal com os parentes e amigos, protegendo-os sempre;
Ser leal com os inimigos, respeitando-os em tempos de paz e enfrenando-os em tempos de guerra;
Não provocar, nem agridir, mas se for ofendido, colocar a honra acima de tudo e reagir, porque de nada adianta viver sem a dignidade”.
 
Defendendo  estes postulados, Horácio comandou um exército de seguidores. Fez  justiça com as próprias mãos, desafiou o poder constituído, derrotou a Coluna Prestes e atacou a vila de Campestre, vencendo uma batalha que durou  42 dias. Cercou o povoado e enfrentou seus defensores (cerca de 200 homens, dentre os quais 50 soldados da polícia baina). Horácio manteve o cerco e, ao cabo de mês e meio o comandante e seus comandados abandonaram  a cidade e fugiram.
Muitas outras lutas enfrentou Horácio, no comando de seus jagunços. Duas vezes combateu as tropas da polícia  e, com o apoio de outros coronéis, conquistou Lençóis que se entregou sem disparar um só tiro e o fez seu Intendente.
Sua coragem não conhecia limites. Tendo conquistad Lençois, ameaçou invadir Salvador.
Vitoriosa a Revolução de 1930, os detentores do poder propuzeram a deposião das armas e o fim dos conflitos. Horácio de Matos, apesar de tudo, era  um defensor da paz  no Sertão. Motivo por este desejo, aceitou   a proposta. A Comissão de Desarmamento foi ao enconro de Horácio, em Lençois, onde foi recebida  de modo amistoso.
A Revolução, todavia, tão logo desarmou o sertão, mandou prender Horácio de Matos que foi feito prisioneiro, no dia 30 de novembro de 1930.
Conduzido a Salvador, é solto condicionalmente e na noite de 15 de maio de 1931, saindo  para  passear com a filha de seis anos de idade, foi morto pelo agente policial Vicente Dias dos Santos que o alvejou com três tiros pelas costas.
Assim morreu  Horácio de Matos, o maior Coronel da Bahia.
 
FONTE: Wikipédia, a enciclopédia livre
 
       
 CASA DA CULTURA, LENÇOIS
PRAÇA HORÁCIO DE MATOS, LENÇOIS
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

24 comentários:

  1. sou bisneta dele.Sou neta da filha dele Noemia de Queiroz Matos Alves.Filha dw Zilda de Matos Alves Pimenta.Tenho muito orgulho de ser sua bisneta.

    ResponderExcluir
  2. também sou bisneta dele. minha mae é filha de Herenita barbosa matos
    minha mãe é Marli da Silva Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive uma bisa que chamava-se Hernestina Barbosa de Matos...algo assim, escutei histórias de que ela era parente dele...a família da minha mãe saiu da Bahia para o Maranhão.

      Excluir
    2. Meu instagram é @katti.oliveira, tenho uma irmã que faz genealogia, podemos trocar informações ;)

      Excluir
    3. Olá Katiele! Tenho interesse em manter contato e trocar figurinhas genealógicas.

      Excluir
  3. também sou bisneta dele. minha mae é filha de Herenita barbosa matos
    minha mãe é Marli da Silva Rosa

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber os nomes dos filhos de Horácio de Matos, assim como os nomes dos seus netos para ver se realmente tem ligação com minha família!

    ResponderExcluir
  5. SOU ADÃO FRANCISCO VIEIRA LIMA. NETO DE AMÉRICO VIEIRA MATOS E FILHO DE ANTONIA VIEIRA MATOS RADICADOS NO MARANHÃO. QUERO SABER SE HORÁCIO DE MATOS TEVE ALGUM PARENTE QUE SE MUDOU PARA AQUELE ESTADO PARA SABER SE O MATOS DA MINHA MÃE E DO MEU AVÔ TEM ALGUM LAÇO PARENTESCO COM A FAMÍLIA MATOS DA BAHIA. MEU AVÔ AMÉRICO NASCEU POR VOLTA DO ANO 1900 A 1910. QUALQUER INFORMAÇÃO ENVIE PARA MEU EMAIL. adaofranciscovieiralima@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Sou da Bahia e neto de Clotilde Matos da Silva filha de Ursulina Flora de Matos.
    A minha mãe contava que meu avô retirou o sobre nome Matos por causa de Orácio de Matos, mas sempre quero saber se somos ou não parentes!

    ResponderExcluir
  7. Sou Tiago Queiroz de mattos bisneto de Horácio de Matos

    ResponderExcluir
  8. Maria da Paixão de Souza Matos meu avô era muito amigo e andava com o coronel Horácio de Matos minha avó era prima do coronel Horácio de Matos

    ResponderExcluir
  9. Minha avó conta que Horácio é primo da gente. Somos da Bahia!

    ResponderExcluir
  10. ola boa noite. Sou Joana Darc , e meu tio avó de 93 falou que e parente dele, gostaria de interagir com alguém da familia, IG gonsalvesjoana

    ResponderExcluir
  11. Olá, bom dia, fazendo uma busca na arvore genealógica para descobrir mais sobre origem da familia e meu avô me contou sobre esse ilustre cidadão da Bahia, gostaria de achar mais informações sobre ele, quem foram os pais deles, os irmão. Quem tiver afim de ajudar pode me achar no Insta @maaaaacosss abraços

    ResponderExcluir
  12. sou da bahia meu nome e meu avo era Domingos pereira de Matos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou da Bahia meu pai contava histórias desse Horácio que era parente dele também meu pai chamava José Raimundo de Medeiros mãe do meu pai chamava Maria prisilina de jesus ei pai do meu pai chamava Raimundo Medeiros mendes ele tinha um parente também que se chamava majó vencerlau eu queria muito encontrar a família do meu pai

      Excluir
  13. Olá, meu nome é Jefferson Matos, nasci em Barra do Mendes, estou montando minha arvore genealógica e encontrei esse site, minha família é Queiroz de Matos, meu bisavô se chamava Adelardio Queiroz De Matos e sua mãe Eulinda Queiroz Matos. Quem tiver alguma info, pode me procurar jeffersonmatos9@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jefferson! Se ainda não nos falamos, e vc quiser alguma informação, talvez eu possa ajudar.

      Excluir