terça-feira, 1 de janeiro de 2013

CAETANO VELOSO


CAETANO VELOSO
 
 
Caetano Emanuel Viana Teles Veloso, mais conhecido como Caetano Veloso, músico, produtor, arranjador e escritor, nasceu em Santo Amaro da Purificação no dia 7 de agosto de 1942, sendo seus pais José Teles Veloso, Seu Zezinho, e Claudionor Viana Teles Veloso, Dona Canô.
Desde a infância, demonstrou grande interesse pela arte e pela pintura e aprendeu a tocar violão.
Nos anos 1960 e 1962, escreveu algumas críticas sobre cinema  mas só iniciou sua carreira artística em meados da década de 1960, quando lançou o disco “Cavaleiro/Samba da Paz”. Acompanhou sua irmã, Maria Betânia, no espetáculo “Opinião” e, além de  participar de festivais de música popular, compoz trilhas musicais.
Em 1967, lançou seu primeiro LP, “Domingo”, com Gal Costa, e liderou o “Tropicalismo”, movimento que renovou o panorama musical brasileiro.
No ano seguinte, compoz o hino “É proibido Proibir” que causou grande celeuma durante o III Festival Internacional da Canção.
Desde o início de sua carreira, Caetano foi confundido como militante de esquerda, ganhando com isso a antipatia do regime militar instaurado no Brasil no ano de 1964. Saus canções foram constantemente censuradas neste período, ou até mesmo banidas.
Em 27 de dezembro de 1968, Caetano Veloso e Gilberto Gil foram presos, sob acusação de terem desrespeitado o hino nacional e a bandeira nacionais. Levados para um quartel militar do Rio de Janeiro, tiveram suas cabeças raspadas.
Ambos foram soltos em fevdreiro de 1969. Seguiram para Salvador, onde permaneceram em regime de confinamento, sem licença para aparecerem em público, nem fazer declarações. Em julho apresentaram-se em dois shows no Teatro Castro Alves e partiram para o exílio, na Inglaterra.
Em Londres,  Caetano lançou os discos “Caetano Veloso”  e “Transa”. Esta última produção assinala seu regresso ao Brasil.
Em 1976, formou, com Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Betânia, o grupo hippie “Doces Bárbaros” e com eles percorreu o país.
Nos anos de 1980, lançou os discos “Outras Palavras”, “Cores”, “Nomes”, “Uns” e “Velô”. A partir de então, conquistou a fama e passou a ser considerado um atista famoso e um dos mais respeitados e produtivos músicos da América Latina e do mundo, com mais de cinquenta discos e várias canções em trilhas musicais.
Caetano Veloso é um dos melhores compositores do século XX, ao lado de Bob Dvlan, Bob Marley, John Lennon e Paul McCarteney.
 
  
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário