sábado, 5 de janeiro de 2013

MARIA BETHÂNIA


                                  MARIA BETHÂNIA
                           http://www.google.com.br/search?num=10&hl=f





Maria Bethânia Viana Teles Velloso, mais conhecida como Maria Bethânia, nasceu em Santo Amaro da Purificação, no dia 18 de junho de 1946, sendo seus pais José Teles Veloso, Seu Zezinho, e Claudionor Viana Teles Velloso, Dona Canô. É irmã do cantor Caetano Veloso, e da escritora Mabel Veloso.
Passou a infência em sua cidade natal, onde aprendeu as primeiras letas. Aos 14 anos, continuar os estudos, mudou-se para Salvador. Na capital baiana frequentou o meio artístico local, em companhia de Caetano Veloso. Três anos depois, fez sua primeira aparição, cantando na peça “Boca de Ouro”, de Nelson Rodrigues.
Em 1964, participou de vários espetáculos: Nós por Exemplo, Mora na Filosofia  e Nova Bossa Velha, Velha Bossa Nova, sempre ao lado do seu irmão, e de Gilberto Gil.
Sua estreia em grande estilo foi no dia 13 de fevereiro de 1965, quando, substituiu  Nara Leão, no espetáculo Opinião. Daí por diante sua carreira fluiu de tal forma que hoje é considerada a segunda cantora feminina em vendagem de disco e a maior em vendagem de MPB: 26 milhões de cópias!!!
As canções Carcará,  Mora na filosofia,  Andaluzia,  Feitio de oração,  Sol negro, Três Apitos, Pra que mentir, Pierrot apaixonado, Meu barracão, Último Desejo, Silêncio de um minuto, O meu amor e Sonho meu,  Mel e Talismã ,  A Beira Mar,  Na primeira manhã, Nossos momentos,  ABC do Sertão,  Somos iguais e  Sonho impossível,  são  joias da Música Popular Brasileira.
Maria Bethânia é a idealizadora do grupo Doces Bárbaros,  juntamente com Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil.  Doces Bárbaros se transformou em tema de um filme e  enredo de escola de samba; com a canção Atrás da verde-e-rosa só não vai quem já morreu, comandou o trio elétrico no Carnaval de Salvador e foi motivo de um espetáculo oferecido à  Rainha da Inglaterra, na praia de Copacabana.
Ao lado de Elis Regina, Fafá de Belém, Simone, Rita Lee, Gal Costa e  Regina Duarte, Maria Bethânia é um ídolo que encantou o povo brasileiro. Juntas, protagonizaram o seriado Malu Mulher e encheram de alegria milhões de fãs, no Brasil e no extrior.
Maria Bethânia, com sua voz  inconfundível, participou  do  coro We Are the Word  (versão brasileira) e  de outros projetos, tal como Nordeste Já, lançado em 1985, em favor da campanha contra a seca do Nordeste.
Com o disco Álibi, Maria Bethânia passou à história como a primeira cantora brasileira a vender mais de um milhão de cópias de um mesmo disco.
Em 1990, ao completar 25 anos de exitosa carreira, lançou o LP 25 Anos, com a participação de vários cantores e músicos, tais como Gal Costa, Alcione, João Gilberto, Egberto Gismonti, Nina Simone, Fátima Guedes, Hermeto Paschoal, Sivuca, Wagnar Tiso, Toninho Horta, Jacques Morelembaum, Almir Sater e outros. Foi um estrondoso sucesso.
Outro acontecimento notável foi o lançamento, em 1993, do CD As canções que você fez pra mim  que gerou mais de um milhão de cópias e foi traduzido para o hespanhol, sob o título Las canciones que hiciste para mi, reproduzidas com outras músicas, igualmente lindas: Fiera Herida ( Fera Ferida) e Palabras (Palavras).
Bethânia, misturando músicas e poemas, revolucionou a maneira  de se fazer espetáculos no Brasil. A Vinícius  Moraisde ela dedicou um disco completo: Que falta você me faz, sucesso do ano de 2005.
========================================================================
            
                                                                                    

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário