terça-feira, 20 de maio de 2014

JOATAN NASCIMENTO


JOATAN  NASCIMENTO

https://www.google.com.br/#q=joatan+nascimento

Joatan Nascimento, um dos maiores trompetistas de sua geração,  baiano de Maceió, nasceu no ano de 1968. Seu avô materno constuia violões. Seu pai, João Nascimento,  saxofonista amador, diz ele, “ lutava  para conseguir tocar alguns compassos... Mas, sem dúvida, foi minha primeira influência”. A grande influência, todavia, foi a do seu tio materno, Edson Martins de Mendonça, trombetista, saxofonista e tocador de violão, cavaquinho e pandeiro. Este  tio, cego, estudou em uma escola especial em Recife e foi o primeiro professor de Joatan que, aos onze anos começou a estudar música, tocando cavaquinho, depois trombone de válvulas e saxofone e, em seguida, trompete.

Não possuindo trompete, seu tio começou a lhe dar aulas de solfejo e leitura rítmica. Recordando sua juventude, Joatan afirma: "Uma coisa marcante foi uma técnica utilizada por meu tio para me ensinar ritmos novos, sempre através de um exemplo prático, normalmente em uma canção ou numa marchinha de carnaval. Então, para me ensinar tercinas, ele me mostrou a introdução da marcha "O teu cabelo não nega", que eu já conhecia. Era muito divertido, aprendia facilmente e nunca mais esqueci.  Meu pai treinou meu ouvido no choro, no frevo e no samba, gêneros pelos quais tenho verdadeira adoração. Meu tio Edson me ensinou a observar detalhes, que só um ouvido bem treinado é capaz de perceber, num disco de Raul de Barros que ele tinha e que ouvi exaustivamente durante minha infância.  Raul de Barros foi o músico que mais me influenciou nesta primeira fase. Ele e Saraiva, um saxofonista alagoano que gravou muitos discos, no Rio de Janeiro e em Santos, durante os anos de 1960 e 1970. Curiosamente, um trombonista e um saxofonista. Eles chegaram até mim através de meu tio Edson e de meu pai”.
*

Pouco depois matriculou-se na Escola Técnica Federal de Alagoas, onde encontrou uma banda formada por alunos e onde estudou pelos métodos de Harry James e Jean Baptiste Arban. Ali  encontrou Edson Rocha Ferro, professor que teve papel decisivo em sua formação de trompetista. “Edson Rocha Ferro, afirmaria ele, me ensinou a tocar melodicamente. E Pedro Jerônimo, trompetista alagoano muito importante na minha formação, me apresentou o mundo do jazz. Me fez ouvir todos os trompetistas famosos, americanos e brasileiros.  Edson Rocha é um dos mais respeitados trompetistas alagoanos. É um músico completo. Lê bem, escreve bem, tem conhecimentos de harmonia e uma técnica invejável, uma sonoridade que me inspira até hoje e, principalmente, conhece muitos estilos diferentes, o que me ajudou a ser o músico versátil que sou hoje."
*

Em 1987, mudou-se para Salvador onde ingressou na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, e se graduou em trompete. Dois anos depois, iniciou sua participação na  Orquesta Sinfônica da Bahia. onde entrou em contato com  os maestros Isaac Karabchevsk, Roberto Duarte e  Júlio Medaglia. Em 1994, participou do show do percussionista protoriquenho Tito Puente no Fest´in Bahia e desde 1995 integrou a banda de Daniela Mercury. Em 1998 participou da tornê Livro Vivo, de Caetano Veloso.
De sua discografia constam gravações ao vivo com Carlinhos Brown, Banda Eva, Fred Dantas, Banda Cheiro de Amor, Chiclete com Banana e Ivete Sangalo.

Joatan Nascimento é doutor em Trompete e professor da Universidade Federal da Bahia. É um dos trompetistas mais

Universidade Federal da Bahia e um dos trompetistas mais importantes do Brasil, tendo atuado sob a regência de maestros como Issac Karabchevisk, Júlio Medaglia, Roberto Tibiriçá, Ernest Widmer, Ira Levin e Roberto Duarte.

É detentor do Troféu Caymmi de Revelação Instrumental (1986) e Melhor Instrumentalista / Disco (2000). Em 2002, lançou o disco “Eu Choro Assim” , indicado para o Troféu Caymmmi de Melhor Disco e, em 2003 para a categoria Revelação do Prêmio TIM de Música.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário