quinta-feira, 17 de abril de 2014

ZUZA FERREIRA

https://www.google.com.br/#q=zuza+ferreira

José Ferreira Júnior, mais conhecido como Zuza Ferreira, nasceu em Salvador no último quartel do século XIX, sendo seu pai José Ferreira, tesoureiro do British Bank, em Salvador. 
A família Ferreira morava no Rio Vermelho, pertencia a classe média alta e havia passado algum tempo em Londres.
Zuza, garoto endiabrado, cometia tanta peraltice que deixava seus pais preocupados. Raro era a semana  em que não havia alguma queixa do menino. Depois de várias tentativas, ficou decido que o jovem seria enviado para a Europa, em busca de uma educação aprimorada.
Em Londres, Zuza foi matriculado em um colégio apropriado.
Passados quatro ou cinco anos, José Ferreira foi buscar o filho e no dia  25 de outubro de 1901, retornaram a Salvador, a bordo do navio Clyde, da Mala Real Inglesa.
O que José Ferreira não imaginava era que  Zuza iria fazer mais uma de sua diabruras: ele trouxe da Inglaterra, bem escondida no fundo da mala, uma bola de couro.
No primeiro domingo após a chegada, reuniu os  companheiros de infância e com eles foi para o campo da Pólvora. Alí, Zuza e o seu grupo formaram um “time”. Deu as instruções necessárias, apanhou duas pedras, colocando-as a uma distância uma da outra, 10 metros, mais ou menos. Mostrou aos amigos a bola de couro, explicou que a brincadeira se chamava football, sucesso incontestável em toda a Europa. Designou um goleiro, voltou para o meio do campo, dividiu a rapaziada em dois grupos antagônicos, escolheu dois zagueiros e cinco atacantes. Em seguida deu um chute na bola e iniciou o jogo. Foi um verdadeiro sucesso: estava introduzido o futebol na Bahia !
O número de adeptos do ”futebol” cresceu enormemente. Todos os domingos, dias santos e feriados, os jovens de Salvador jogavam bola  no Campo da Pólvora, na Quinta da Barra, na Fonte do Boi, no Papagaio, no Rio Vermelho e no Barbalho. As partidas se sucederam, até no meio das  ruas menos movimentadas.
E assim, em pouco tempo, o “futebol” se tornou uma paixão dos baianos.
                                                             *
 Dois anos depois, em 30 de agosto de 1903, achando-se atracado no porto da Bahia um navio americano, chegou ao conhecimento da rapaziada que no navio havia um time de  futebol. Foi feito o convite para uma partida e, tendo sido aceito o convite, foi realizado uma partida no Campo da Pólvora entre os oficiais americanos e um combinado anglo-brasileiro. O resultado foi de 2 a 0 para o combinado, que jogou com a seguinte formação:  Orr, Arthur Morais e F. Morell, Alberto Catarino, Mac Nair e Rob Mc Nair, Euclides Almeida, Juvenal Tarquinio, Tourlison, Álvaro Tarquinio e Arnaldo Moreira. Os gols foram de Arthur Morais e Álvaro Tarquinio. O combinado jogou com calções pretos e camisas brancas e os americanos com calças brancas e camisas brancas.          
                                                              *
Vencido o primeiro jogo internacional, os rapazes do comércio organizaram o primeiro  clube de futebol da Bahia, o Sport Club Bahiano, fundado em 7 de setembro de 1903. Seus sócios realizavam todos os domingos partidas de futebol entre os times Branco e Verde, sempre com uma banda de música para alegrar os presentes.
O novo esporte se espalhou pela capital baiana, onde surgiram vários clubes:  Baiano de Tênis,  Internacional de Cricket,  São Salvador,  Esporte Clube Vitória,  Santos Dumont,  Ypiranga,  Associação Atlética,  Sport Cloub Bahia  e  Botafogo Futebol Clube.
O Internacional de Cricket, time da colônia inglesa, foi o primeiro a conquistar o campeonato baiano, jogando com apenas dois desafiantes: o Vitória, o Baiano de Tênis.              
                                                       *
Zuza trabalhou no Bak of London, agência do Campo Grande, onde seu pai era o  tesoureiro.
O curioso é que, apesar de ser o introdutor do futebol na Bahia, ele não praticava este esporte, nem foi escalado para atuar em uma só partida.....
 
 
 
 
 
 
 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário