terça-feira, 15 de abril de 2014

MINELVINO FRANCISCO SILVA


MINELVINO FRANCISCO SILVA


Minelvino Francisco Silva, poeta popular, cordelista, fotógrafo, tipógrafo e xilógrafo, nasceu na Fazenda Olhos D´Água, no povoado de Palmeiral, município de Mundo Novo, no dia 29 de novembro de 1926.

Viveu a infância em Jacobina, onde trabalhou como garimpeiro.  Mudou-se, depois, para Itabuna, onde teve seu primeiro contato com a literatura de cordel.

Versejou  aos vinte e dois anos de idade. Sua primeira sextilha, segundo a professora Edilene Matos, foi improvisada durante o I Congresso Nacional de Trovadores e Violeiros. Dedicada a João Martins de Ataíde, a sextilha dizia o seguinte: “Até eu cheguei na hora / Como humilde trovador / Abracei ele, dizendo: / Parabéns meu Professor / Por todas as suas obras /de grandioso valor”.
Montou uma gráfica em sua residência e imprimiu seus  livretos e xilogravuras, vendendo o produto de seu trabalho na feira livre e nas praças da cidade. Não fazia segredo disso, e dizia: “Eu mesmo escrevo a estória / eu mesmo faço o clichê / eu mesmo faço a impressão / Eu mesmo vou vender / e canto na prça pública / para todo mundo ver”.
Depois, comprou para uma impressora elétrica. Em 1979,  sofreu um acidente. Perdeu três dedos mas continuou no ofício, dizendo: “No dia dez de outubro / Compus uma oração / Botei na máquina impressora / Para fazer a impressão / Em vez de imprimir o papel / Errei e imprimi a mão”.
Imprimiu também em tipografias e editoras de terceiros, como a Tipografia São Francisco, em Juazeiro do Norte (Ceará), a Luzeiro e a Prelúdio, em São Paulo.
Poeta popular e xilógrafo talentoso, tanto no versejar quanto no fazer xilogravuras, compôs, sobretudo, sextilhas e setilhas. “Viveu intensamente o universo do cordel, passando por todas as modalidades e deixando a marca da qualidade e do rigor em tudo o que escreveu”.  

Seu primeiro folheto data de 1949,- “A enchente de Miguel Calmon Calmon e o desastre do trem de Água Baixa”. Depois, foram dezenas, centenas. No total, cerca de mil.

Ardoroso defensor  da poesia popular, lutou para que os vereadores de Itabuna apresentassem  proposta dando a denominação de Rua dos Trovadores a uma dos logradouros de Itabuna. Outra batalha que empreendeu foi a da aposentadoria para os trovadores.
Muito religioso, grande devoto de Bom Jesus da Lapa, adotou para si mesmo a alcunha  de “O Trovador Apóstolo”.
Sua produção, por demais fecunda, chegou a cerca de um milheiro de folhetos, ilustrados com belas xilogravuras. Dentre os títulos mais famosos destacam-se:  “João acaba mundo e a serpente encantada”, “O gigante quebra osso”, “Maninha e a machadinha”, “O Filho de João acaba mundo”, “ABC dos tubarões”, “Debate de Lampião com São Miguel”, “O Cangaceiro do Nordeste”, “História do touro que engoliu o fazendeiro” , “A mulher de sete metros que apareceu em Itabuna”, dentre  outros.
Em 1980, recebeu o Prêmio Literatura de Cordel, promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Cultura da Literatura de Cordel, durante as comemorações do centenário de João Martins de Ataíde, quando concorreu com o folheto “Vida, profissão e morte de João Martins de Ataíde”.
Conseguiu o reconhecimento nacional. Ficou famoso. Fez uma exposição no Museu do Folclore,  no Rio de Janeiro, e teve o seu nome incluido na “Antologia Baiana de Literatura de Cordel”, organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo do Estado da Bahia.
Faleceu em 1999, no dia de seu aniversário, na mesma casa onde viveu em Itabuna, deixando grande número de amigos e admiradores.
Minelvino  escreveu e publicou sua auto-biografia,  começando  assim:
“Primeiro peço a Jesus / E a Maria Concebida / Pra me darem inspiração / Nesta jornada comprida / Pra escrever aos leitores / Os traços da minha vida
Olhos D´Água de Bel[em / Bem perto do Palmeiral / Vinte e nove de novembro / Por ordem celestial / Do ano de 24 (1924) / Eu vim ao mundo afinal
Município Mundo Novo / Em nosso estado baiano / Os meus pais do mesmo estado / Cada qual com o mesmo plano / Sábios por acreditar / Em nosso Pai Soberano
Mudamos pras Alagoas, Bahia / E de lá pra Jacobina / Trabalhei bastante em ouro / E na lavra diamantina, / Criei=me naquelas terras / Vendo a verdosa campina
Escola enquanto criança / Não é bom nem se falar / Porque meu pai era pobre / Não podia me educar, / Nem sequer uma cartilha / Ele podia comprar
 
 
 
 









Nenhum comentário:

Postar um comentário