sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

JOACI GÓES


         
    JOACI GÓES
       htttps:/www.google.com.br/search?hl=pt-BR&r
 


Joaci Fonseca de Góes, mais conhecido como Joaci Góes, advogado, jornalista, político, homem de letras e empresário, nasceu na fazenda São Bento, município de Ipirá, no dia 25 de agosto de 1938, sendo seus pais João de Souza Góes e Mariana Fonseca de Góes.
Fez o curso primário nos arraiais de Ponto Alegre e Pau de Ferro. Aos 12 anos de idade, mudou-se para Salvador onde cursou o ginasial no Colégio Severino Vieira e o colegial no Colégio Central da Bahia.

Concluídos os estudos preliminares, matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, pela qual foi diplomado em 1963.
Como empresário, tem apreciável folha de serviço: Sob a supervisão paterna e a liderança de seus irmãos mais velhos, participou da fundação da Construtora Góies,  em 1959, quando ainda era estudante de Direito. Com o surgimento do Banco Nacional de Habitação, fundiram ambas  empresas em uma só:  a Góis-Cohabita.  que passou a operar no Brasil e no exterior. Posteriormente enveredou por outras atividades,  nos ramos de agropecuária, indústria, educação e energia. Não podendo conciliar a vocação acadêmica com as atividades empresariais, Joaci optou pelo mundo dos negócios, dedicando porém as horas vagas ao hábito da leitura, passando assim a ser considerado intelectual e, ao mesmo tempo, empresário.
Como jornalista, além de colaborar na imprensa baiana, foi, por mais de 27 anos, o principal dirigente do jornal “Tribuna da Bahia” e co-proprietário da Rádio e TV Aratu.
Como político foi eleito deputado federal constituinte, (1987-1989). No exercício do  seu mandato, foi coordenador da bancada baiana, vice-líder do  partido e membro de várias Comissões e Subcomissões.
Como intelectual, é conferencista, orador, articulista e autor de vários ensaios. Em 2001, publicou “A Inveja nossa de cada dia, como lidar com ela”; em 2004, “Anatomia do ódio” e em 2009, “A força da vocação para o desenvolvimento das pessoas e dos povos”. Assina uma coluna semanal do jornal “A Tribuna da Bahia”, é comentarista da Rádio Metrópole e consultor educacional das Obras Sociais Irmã Dulce. É titular  da Academia de Letras da Bahia, onde ocupa a Cadeira n. 7 que tem como Patrono José da Silva Lisboa, Visconde de Cairu.
 
É sócio efetivo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, diretor da Associação Comercial da Bahia e sócio do Instituto Genealógico da Bahia.





.




.


.

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário