terça-feira, 8 de janeiro de 2013

ADROALDO RIBEIRO COSTA





ADROALDO RIBEIRO COSTA
 




Adroaldo Ribeiro Costa  teatrólogo, compositor, professor e jornalista, nasceu em Salvador no dia 13 de abril de 1917.
Viveu grande parte da infância e adolescência  em Santo Amaro da Purificação, motivo pelo qual  é considerado filho de Santo Amaro.
Diplomado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Bahia, iniciou a advocacia em Salvador. Em pouco tempo, foi envolvido pela vocação para o  magistério e  jornalismo.
Empolgado pelo que fazia,  promoveu  atividades literárias, artísticas e esportivas nos Colégios João Florêncio Gomes, Nossa Senhora Auxiliadora (dos Irmãos Maristas), Instituto Normal Isaias Alves e outros  estabelecimentos de ensino secundário da capital. Na Faculdade de Ciências Econômicas, foi um professor muito atuante e estimado.
Desde criança teve especial atração pelo  teatro, motivo pelo qual assumiu, em 1943, o setor  de rádio- teatro da Rádio Sociedade da Bahia e implantou o programa  A HORA DA CRIANÇA. Várias personalidades famosas  fizeram parte da HORA DA CRIANÇA: Gilberto Gil, Glauber Rocha,  Gil Soares, Ângelo Andrade, Remy de Souza, Juarez Paraído, Jairo Simões, Fernando Passos, Fred Souza Costa, e muitos outros.
Em 22 de dezembro de 1947, inaugurou o Teatro Infantil Brasileiro, encenando a opereta Narizinho, no Teatro Guarani,  em presença de Monteiro Lobato. Encenou  várias outras peças, atraindo caravanas de espectadores  de várias partes do Brasil.
Como jornalista,  manteve durante vinte anos  um tablóide no vespertino “A TARDE” . Ao longo de  trinta anos assinou, no mesmo jornal,  a  coluna CONVERSA DE ESQUINA. Colaborou no jornal  “O Imparcial” usando  o pseudônimo Drodoala.
Na TV Itapoan, organizou o Primeiro Salão Infantil Baiano de Artes Plásticas e gravou três elepês (Vinte Anos da Hora da Criança, Navio Negreiro e Hora de Cantar).
Como escritor, reuniu 50 crônicas em um livro intitulado CONVERSA DE ESQUINA;  depois, lançou mais dois livros: ORAÇÃO Á JUVENTUDE e IGARAPÉ-HISTÓRIA DE UMA TEIMOSIA
Em 1953, a HORA DA CRIANÇA  foi tramsformada em Sociedade Civil.
A Câmara de Vereadores de Santo Amaro, reconhecendo sua dedicação ao município,  outorgou-lhe o título de Cidadão Honorário.
Compôs dezenas de melodias, destacando-se dentre elas  VALSA DA CHUVA, CANTIGA DO VERÃO, TOTOZINHO e  SONHO DE BRUXA. Resgatou inúmeras cantigas de roda e fundou, com a Professora Denise Tavares, a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato.
Dirigiu a Fundação de Amparo aos Menores da Bahia e o Instituto Normal Isaias Alves e  encenou diversas  peças no palco desta  Instituição.
Foi agraciado com a Medalha Barão de Macaúbas, pela Secretaria de Educação.
O Hino do Esporte Clube da Bahia é de sua autoria.
O programa A HORA DA CRIANÇA foi ouvido e acompanhado durante trinta e cinco anos  por milhares de pessoas e o seu projeto educacional  foi executado com grande sucesso durante muitos decênios.
Adroaldo Ribeira Costa, morreu no dia 27 de fevereiro de 1984, deixando imenso vazio nos meios artístico e cultural da Bahia.
 
FONTE: Blogue de Gutemberg
 
           ==========================================
 

 
DEPOIMENTO DE CYVA E CYNARA, DO "QUARTETO EM CY E
AFINS"
"No dia 07 de novembro passado, nos juntamos aos nossos amigos de infância e adolescência, para uma confraternização de ex-integrantes da Hora da Criança, em Salvador: (a Hora da Criança é uma Sociedade Civil que foi organizada pelo Prof. Adroaldo Ribeiro Costa, no final dos anos 40 e pelas décadas seguintes, com a finalidade de educar através da Arte).
O encontro deu-se durante um almoço e, lá, tivemos a oportunidade, depois de muito tempo, de estar com Silvinha, Ieda, Fernando Antonio, Carlos, Inahiá, Renato Pessoa, Maria Lúcia e Helvécio, Sonia, Margot, Risoldete, Nila, Mariote, Mariúcha, Marizete e Marilene, Nalvir, Ângelo Roberto, Gildo, Edivaldo Souza, Zuleide, Wanderlino e Waldite, Ivonete Paim, Ana Maria, Mecenas, Adalgiza, Ada Brito, D. Isaurinha Gazineo e muitos outros. E todos estes participaram das peças infantis montadas pelo Prof. Adroaldo Ribeiro Costa, Maestro Agenor Gomes e pelo Prof.  Zózimo.  

Nas peças infantis como “Narizinho”, “Monetinho”, “Enquanto nós cantarmos”, “Timide”, representávamos personagens os mais diversos, como: formiga, a felicidade perdida, pajem, papagaio, lagartixa, sapo, príncipe, rei, rainha, gaturamos, tangarás, libélulas e outros bichos. Por exemplo: Cybele foi a mãe de Timide e a fada do bosque. Cylene foi a Branca de Neve. Cynara foi a Bela Adormecida no bosque e a gaturama de Narizinho. Cyva foi a Rainha Lurialinda na peça Monetinho. E por aí vai... Nós nos reconhecemos naquela turma, que nos transportou a uma época feliz e repleta de fantasia, onde foi plantado em todos o amor à arte"
 
 
                                                               

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário