sexta-feira, 9 de novembro de 2012

MENINHA DO GANTOIS


 
Menininha do Gantoi
 
 
Maria Escolástica da Conceição Nazaré, mais conhecida como Mãe Menininha do Gatois, Iyálorixá do terreiro Ilê Iyá Omi Axé Iyamassê, mãe de santo brasileira, filha de Oxum, nasceu em 10 de fevereiro de 1894, na Rua da Assembléia, entre a Rua do Tira Chapéu e a Rua da Ajuda, no Centro Histórico de  Salvador.
Descende escravos africanos, foi escolhida, ainda criança,  para ser Iyálorixá por sua bisavó, Maria Júlia da Conceição Nazaré, cujos pais eram originários da Nigéria.
Foi a quarta Iyálorixá do Terreiro do Gantois e a mais famosa Iyálorixá do Brasil.
Em 1922, por dos búzios, os orixás Oxóssi, Xangô e Obaluaiyê confirmaram o destino de Meninha do Gantois, a qual possuia na época 28 anos de idade.
Desta forma, no dia 18 de fevereiro de 1922, ela sssumiu o terreiro. “Quando os orixás me escolheram eu não recusei, mas balancei muito para aceitar”, disse ela.
No início do seu reinado lutou contra as restrições e proibições impostas pela Delegacia de Jogos e Costumes e abriu as portas do Gantois aos brancos e católicos.
Em meados da década de 1970, graçs a influência de Meninha do Gantois,  tais restrições foram extintas.
Meninha do Gantois modernizou o candoblé, mas preservou  suas raizes e tradições.
Graças a sua influência, bispos da Igreja Católica permitiram que mulheres vestidas com as roupas tradicionais do candoblé, frequentassem as igrejas católicas.
Ela própria nunca deixou de assistir missas nas igrejas de Salvador.
Aos 23 anos de idade, casou-se como o advogado Álvaro MacDowell de Oliveira, descendentes de escosses e com ele teve duas filhas.
Meninha do Gantois é a responsável pela difusão e popularização do candoblé da Bahia.
Graças a sua sabedoria, sua humildade e firmesa de caráter, ela conseguiu agregar pessoas de todas as religiões em seu terreiro, inclusive personalidades do porte de Dorival Cayme, Caetano Veloso, Tom Jobim, Antônio Carlos Magalhães, Vinícius de Morias, os quais, diz o povo, não tomavam decisões sem consultá-la.
A grande Iyálorixá, a maior do Brasil, faleceu com 92 anos de idade, em sua cidade natal, cercada pela admiração e pelo respeito de todos os seus amigos, adeptos e seguidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário