quinta-feira, 15 de novembro de 2012

CAMAFEU DE OXÓSSI


ÁPIO PATROCÍNO DA CONCEIÇÃO,
O "CAMAFEU DE OXÓSSI"

 

 

O baú lque Deus,  em sua viagem pelas terras do Brasil esqueceu na Bahia, é lindo, extremamente lindo.
Também é rico, imensamente rico.

Contém  aneis de ouro, pulseiras de marfim e figas de prata e, no meio de tanta riquesa, seres humanos incomparáveis.

O mais extraordinário deles é “Camafeu de Oxóssi” ...

*

Seu nome de batismo era  Ápio Patrocínio da Conceição. Nasceu em Salvador, no bairro do Gravatá, em 4 de outubro de 1915, sendo seus pais Faustino José do Patrocíno e Maria Firmina da Conceição.
Era mestre de capoeira, presidente do Afoxé Filhos de Gandhi, Obá de Xangô, Osi Obá Aresá no terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, ao lado de Caribé, Dorival Caymmi e Jorge Amado.

Tinha três barracas no Mercado Modelo, uma delas bem próxima  da barraca de Maria de São Pedro.

Ele era cantor, cantor muito festejado nos terreiros que frequentava.
Além das barracas, possuia um restaurante famoso, tão famoso quanto o de Maria de São Pedro.

O restaurante, ao que dizem, foi um presente do prefeito Antônio Carlos Magalhães.
O apelido de “Camafeu de Oxóssi” teve sua origem no imaginário popular. Dizem os versados nas coisas da Bahia que um dia o comerciante Ápio Patrocíno da Conceição, vadiando pelo Pelourinho, tropeçou e quando caiu se deparou com um lindo broche, chamado camofeu.

Rezam os dicionários que camofeu “era e ainda é uma jóia usada pelas senhoras da sociedade para prender a gola de seus vestidos”. Geralmente, “esse broche tinha como principal atrativo uma figura em relevo do rosto de uma senhora ou do seu esposo”.
Ápio ficou tão alegre com o achado que seus amigos o apelidaram de “Camafeu”. Como ele era filho-de-santo,  ele próprio completou, acrescentando: “de Oxóssi”.

No sincretismo religioso, Oxóssi é o orixá da caça, da mata e da fartura.
O “Restaurante de Camafeu de Oxóssi” era muito agradável e hospitaleiro. Oferecia cozinha típica (com moqueca de peixe, moqueca de camarão,  acarajé, caruru, vatapé e outros quitutes), e cozinha internacional. O predomínio, é claro, era o da cozinha baiana.
“Camafeu de Oxóssi” faleceu em Salvador, em 1994.  
No seu enterro estiveram presentes mestres de capoeira, babalorixás e várias iyalorixás. Dentre os babalorixas, destacou-se “Luis da Muriçoca” que   cantou várias cantigas fúnebres na língua yorubá.

O “Restaurante de Camafeu de Oxóssi” é hoje de outro dono mas, apesar disso, mantém a mesma tradição e continua conceituado. De sua cozinha saem receitas muito saborosas, como a caldeirada de marisco, servida com arroz, farofa e pirão. Da mesma maneira e com os mesmos acompanhamentos, sai a pescada-amarela preparada com azeite de oliva e vinho branco. Entre os doces, meu Deus, fazem sucesso a cocada branca e o quindim de Iáiá.
 
CARIBÉ E CAMAFEU DE OXÓSSI
JORGE AMADO E CAMAFEU DE OXÓSSI


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário