quarta-feira, 28 de novembro de 2012

LAURO DE FREITAS


LAURO FARANI PEDREIRA DE FREITAS
 
 
 
Lauro  Farani  Pedreira de Freitas, mais conhecido como Lauro de Freitas, engenheiro e político baiano, nasceu em Alagoinhas, no dia 15 de abril de 1901, sendo seus pais Graciliano Pedreira de Freitas e Marianina Farani de Freitas.
Fez os  estudos iniciais em sua cidade de origem, completando-os em Salvador, onde foi aluno do Colégio Antônio Vieira.
Concluídos os preparatórios, ingressou na Escola Politécnica da Bahia, pela qual recebeu o diploma de Engenheiro Civil.
Iniciou a vida profissional como desenhista e inspetor de obras de arte.
Depois assumiu, sucessivamente, as funções de professor de Cosmografia e Geofísica do Ginásio da Bahia, superintendente da Compagnie de Chémins de Fer Féderaux de L´Est Brésilien, presidente da Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários da Bahia e de Sergipe e, finalmente,  diretor da Viação Férrea Leste Brasileiro (cargo que ocupou durante dezessete anos).
Entrou na política partidária em 1945, quando foi eleito deputado federal pela Bahia.
Em 1946, em um gesto de nobreza, desistiu de ser candidato ao governo do Estado a fim das forças políticas se unirem em torno de Otávio Mangabeira.
Em 1950, seus correligionários homologaram sua candidatura.
Em 11 de setembro daquele ano, para consternação geral, Lauro Farini de Freitas,  candidato ao governo da Bahia, faleceu em Bom Jesus da Lapa, em  um desastre de avião.
Ele tinha, na ocasião, 49 anos de idade.
Morreram no mesmo acidente, o pai do futuro governador da Bahia, Nilo Moraes Coelho, o deputado Gercino Coelho (que concorria na mesma chapa, como vice-governador) e o piloto Guilherme Brandão.
A respeito deste fato afirma Orlando Bastos Fraga que “existem algumas informações equivocadas". No seu modo de ver, o lamentável acontecimento não ocorreu no município de Bom Jesus da Lapa, e sim a cinco quilômetros da sede do município. A fuselagem, diz o referido A., ficou quase trinta anos no local onde o avião caiu, em cima de uma árvores, ao  lado de uma lagoa.
 
O local, acrescenta o informante, foi transformado em ponto de visitação quase obrigatória dos moradores de Bom Jesus da Lapa e de curiosos que afluem de outros municípios da região.
Em homenagem ao grande homem público, o município de Santo Amaro de Ipitanga, situado na área metropolitana de Salvador, foi rebatizado com o nome de Lauro de Freitas.
 
           
                                                             SALVADOR:  MONUMENTO A
              LAURO DE FREITAS
 
CARTAZ DA CAMPANHA DE LAURO
DE FREITAS, CANDIDATO A GOVERNADOR DA BAHIA
 
BRASÃO DO MUNICÍPIO DE
LAURO DE FREITAS
 
 

10 comentários:

  1. Lauro de Freitas foi o mais competente diretor de Estrada de Ferro
    na Bahia. Foi na sua gestão que a Leste Brasileiro atingiu o périodo
    de melhor desempenho de sua história

    ResponderExcluir
  2. Que bom que todos conhecem a força desse homem que deixou saudades para todos nós que Deus abençoe a todos nós
    sabemos que somos todos filho de um só pai

    ResponderExcluir
  3. A fachada da casa que ele nasceu esta preservada e conservada até hoje em Alagoinhas.

    ResponderExcluir
  4. Grande homem, competente nordestino, baiano inteligente, brasileiro ilustre.

    ResponderExcluir
  5. Por que vocês escondem que morreu com o candidato Lauro de Feitas, o ilustre baiano Major Paulo Vaz, que em sua memória e homenagem, existe uma rua em Salvador, Bahia, com seu nome? Porque?

    ResponderExcluir
  6. Eu posso dizer, como um dos bisnetos dele, e conhecendo a historia como poucos integrantes na familia, q sempre me sinto orgulhoso quando falam dele...nunca em nenhuma vez ouvi um adjetivo negativo a respeito dele... ele era respeitado até mesmo pelo adversário político da época dele, Juracy Magalhães, bem como pelos inumeros empregados dele da LESTE, os quais ele sempre os tratou com mta decencia mesmo naquela epoca...literalmente matavam e morriam por ele...e n eh exagero algum dizer isso, segundo histórias do meu próprio avô...tds o adoravam...seja pela direção da LESTE ou como pessoa, ou como político q estava se tornando..as pessoas mais velhas hj q conviveram mto jovens com a pessoa q ele era, sempre me dizem q ele levou trabalho ao interior da Bahia, e com o trabalho, a decência de viver dignamente...ele reformava as estações de trem e como engenheiro civil q ele era, tbm construía pontes, estacoes nas cidades q n tinham, caixas d'água e outras edificações...literalmente construía pontes entre mundos, pois o interior da Bahia era bem precário em relação à capital naquela epoca...eu sei pq além de conhecer pessoas de antigamente eu sou o neto primogenito do filho mais novo dele, q tinha 14 anos quando perdeu o pai...eu com a ajuda e tutela de meu avô, fiz filmes sobre o pai dele, os quais se encontram atualmente no YouTube, sob autoria dele e minha própria.....os filmes são tanto de sua vida como ferroviário, quanto sua vida como político...cada filme retrata uma coisa.. e tbm graças a meu avô, sei o quanto ele era querido no seio familiar...meu bisavô era reservado e poucas vezes sorria..N era austero mas n passava a mão na cabeça dos 5 filhos, principalmente na cabeça de meu avo, seu filho mais rebelde q o fez contratar um professor particular pra acompanhar ele e Lauro durante as viagens de checagem dos trilhos e trabalhos na empresa q ele presidia...meu avô cresceu ao som das locomotivas e o luxo de ser filho do diretor, gozava de cuidados dos empregados e mtas vezes ele era o ouvido dos mais pobres q só por meio de meu avo, chegavam ao diretor.......meus avós e minhas tias, q conviveram com a esposa dele, minha bisavó e respectivamente mae, sogra e avó deles, diziam q ela era uma pessoa doce, porém triste...pq perderá aos 40 e poucos anos de idade o amor da vida dela..."O meu Lu"...como ela chamava...queria ter conhecido ele mas tbm queria ter conhecido ela na mesma proporção......td q me resta de meu bisavô hj sao fotos..algumas medalhinhas politicas e filmes dele...já de minha bisavó restam fotos, móveis, jóias, mas o q mais prezo sao alguns audios de música q foram gravados na década de 60 em q ela cantava ao som do piano q meu avô, filho dela tocava...td o q sei eh q eh uma voz de uma senhora de antigamente....tenho mto orgulho dentre seus 19 bisnetos de ser o q mais sabe da vida deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel...tenho 32 anos e sou apaixonada sobre tudo que diz respeito ao nosso ilustre Lauro,ficaria muito feliz de saber que vc é um dos bisnetos deles possível,e se quiser compartilhar mais a respeito dele para mim vou deixar meu contato ,ficaria muito grata 071997202296...sou do interior da Bahia,próximo a Aalgojnhas onde ele nasceu e sempre estou lá em

      Excluir