terça-feira, 21 de outubro de 2014

EDGAR DE CERQUEIRA FALCÃO


EDGARD+DE+CERQUEIRA+FALC%C3%83O

Edgard de Cerqueira Falcão, médico e escritor, nasceu em Salvador, em 1904, sendo seus pais. Teófilo Borges Falcão e Maria das Dores Cerqueira Falcão. 
Estudou os preparatórios na capital baiana, findos os quais matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia pela qual foi diplomado como aluno laureado  em 1925. Em razão de ter sido laureado, teve seu retrato colocado no Pantheon da Faculdade e recebeu como prêmio uma viagem de estudos à Europa.
Regressando ao Brasil, atendeu o pedido de seu irmão, médico-clínico radicado em Santos (São Paulo) e iniciou o exercício profissional naquela cidade, onde clinicou durante durante vários anos como otorrinolaringologista.
“Alto de espírito, forrado de sólida cultura humanística, de grande sensibilidade artística e científica, elaborou trabalhos que o recomendam à gratidão nacional, e o fez, sempre, com o maior rigor científico, a mais escrupulosa honestidade, o mais primoroso senso estético” (3)
Como fotógrafo amador, retratou as belezas do nosso país, publicando, dentre outras obras, “Brasil Pitoresco, Tradicional e Artístico”, “Encantos Tradicionais da Bahia”, “Relíquias da Terra do Ouro” e “Basílica do Senhor do Bom Jesus de Congonhas do Campo”.
Como historiador da medicina, publicou diversos  livros sobre variados assuntos, inclusive biografias de médicos famosos, como  Manoel Pirajá da Silva (“Manoel Pirajá da Silva, o Incontestável Descobridor do Schistosoma mansoni” e “Achegas”), Gaspar Viana, e de outros..
Sua vasta e valiosa bibliografia inclui, além dos títulos citados, obras famosas, tais como:

1-Fortes coloniais do Salvador, de 1942
2-Encantos Tradicionais da Bahia, de 1943
3-A Fundação da Cidade do Salvador em 1549, de 1949
4-Isto é a Bahia, de 1954
    paragens do Aleijadinho, de 1955
5-Novas Achegas ao Estudo da Determinação da  Especificidade                Schistosoma mansoni., de E957
6-A Basílica do Senhor Bom Jesus de Congonhas do Campo, de   1962
7-José Bonifácio, o Patriarca, Sua Vida e Sua Obra, de 1963
8-Lições e Conferências do Prof. Oscar Freire, de 1968
9-O pioneirismo dos brasileiros na conquista do ar, de 1969
10-Gazeta Médica da Bahia, de 1974
 Embora vivesse afastado de sua terra natal, nunca deixou de amar a Bahia e sua Faculdade de Medicina.
Organizou uma biblioteca privada com mais de trinta mil títulos, um dos maiores acervos particulares do Brasil, todos cuidadosamente conservados com controle de umidade e temperatura. A maior parte desta biblioteca foi adquirida e leiloada pela Sotherby. O Museu Britânico, um dos mais importantes do mundo, mantém muitas de suas pubulicações em um setor que tem o seu nome.
Foi agraciado com diversos títulos e comendas, no Brasil e no exterior. Dentre essas honrarias, : Medalha de Ouro da Sociedade Paulista de História da Medicina (1959), Prêmio Arnaldo Vieira de Carvalho (1961), Ordem do Mérito Naval (1967), Ordem do Mérito Médico (1967), Ordem do Mérito Militar (1967), Cruz da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha (1969), Ordem do Mérito Aeronáutico (1971), medalhas Alexandre de Gusmão, Manuel da Nóbrega, Machado de Assis, Imperatriz Leopoldina, Carlos Chagas, Marechal Rondon, Nina Rodrigues e Vital Brazil.
No final da vida foi acometido de retinopatia diabética e passou a acompanhar-se de um neto  que lhe fazia as leituras necessárias. Morreu  aos 82 anos de idade, cercado pelo carinho e pela admiração de colegas e discípulos, espalhados pela imensidão do Brasil.

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:
1.     Benício dos Santos, Itazil – Vida e Obra de Pirajá da Silva (2a edição). Brasília, 2008.
2.     Cerqueira Falcão, Edgard – Pirajá da Silva, o Incontestável descobridor do Schistosa mansoni (2a. edição), Brasília, 2008.
3.     Sá Menezes, Jayme – Edgard de Cerqueira Falcão . Anais da Academia de Medicina da Bahia, volume VII, julho 1987.
.4     Tavares Neto, José – Formdos de 1812 a 2008 pela Faculdade de Medicina da Bahia. Feira de Santana, 2008.
 
 
 
 
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário