quinta-feira, 14 de agosto de 2014

MESTRE TRAIRA


MESTRE  TRAIRA
rd=ssl#q=mestre+traira

José Ramos do Nascimento, conhecido como Mestre Traíra, nasceu em 1925, na cidade do Salvador e faleceu, também na capital baiana, em1975.
A  falta de registros confiáveis dificulta a construção de sua biografia. Sabe-se, apenas, que era muito famoso no meio dos adeptos da capoeira.
Era um perito na arte de dar rasteiras e cabeçadas. Jorge Amado descreveu Mestre Traíra como “um caboclo seco e de pouco falar, feito de músculos, grande mestre de capoeira. Vê-lo brincar é um verdadeiro prazer estético. Parece bailarino e só mesmo Pastinha pode competir com ele na beleza dos movimentos, na agilidade, na rigidez dos golpes. Quando Traíra não se encontra na Escola de Waldemar, está ali por perto, na Escola de Sete Molas, também na Liberdade”.
Alexandre Robatto Filho, em um curta metragem denominado “Vadiaçâo”, de 1954, mostra o jogo de Mestre Traíra e de outros capoeiristas famosos, tais como Bimba, Curió, Nagé, Waldemar, Caiçara e Crispim.  Este filme é um marco na história cinematográfica da capoeira.
José Ramos do Nascimento  também gravou o disco “Capoeira da Bahia”, ao lado de Mestre Cobrinha Verde. Este disco é  uma raridade fonográfica.
A fama de Mestre Traira decorre do seu jogo rápido e ágil e de suas rasteiras e cabeçadas.
Muito embora se afirme que não deixou alunos ou seguidores, sabe-se que pelo menos um Mestre iniciou seus conhecimentos com ele. Trata-se de Barba Branca, componente do Grupo de Capoeira Angola do Cabula.
 

 


2 comentários:

  1. Roque Mendes dos Santos(mestre Roque) foi aluno de mestre traíra e de mestre Rafael( cobrinha verde)...

    ResponderExcluir