segunda-feira, 1 de setembro de 2014

JOSÉ ANTÔNIO SARAIVA




=ssl#q=CONSELHEIRO+SAraiva





José Antônio Saraiva, conhecido como Conselheiro Saraiva, advogado e político brasileiro, nasceu em  maio de 1823, em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano.
Concluídos os preparatórios, em sua província, seguiu para São Paulo  em cuja Faculdade de Direito se formou, em 1846.

Diplomado, regressou para a Bahia, onde exerceu vários cargos na magistratura.

Em 1849, foi eleito para a Assembléia provincial, onde demonstrou excepcionais qualidades de homem público.

No ano seguinte, com 27 anos de idade, foi nomeado presidente da província do Piauí, cargo que exerceu até 12 de março de 1853. Em sua administração  a capital foi transferida de Oeiras para Teresina .(o nome Teresina é uma homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II). No dia 14 de agosto de 1852, ao chegar em Teresina, instalou as repartições públicas, e tomou outras providências no sentido da mudança se tornar  irreversível. Lutou contra os que, defendendo Oeiras, o acusam de ser um presidente muito jovem, temerário e inexperiente.
Em agosto de 1853, foi nomeado presidente de Alagoas, cargo que exerceu até 20 de maio de 1856.
Em junho de 1854, assumiu a presidência da província de São Paulo que governou até maio de 1855.
Em 1857 assumiu o Ministério  da Marinha e em janeiro de 1859, tomou posse na presidência da província de Pernambuco,  assim permaneceu até abril do mesmo ano.
Em 1864, depois de deixar o governo de Pernambuco, foi enviado, em missão especial, ao Rio da Prata.
Em 1869, foi senador do Império e em 1880, foi primeiro-ministro.
Como senador permaneceu de 1869 a 1889. Com o advento da Républica foi reeleito para o período de 1890 a 1893.
Em 1885 foi novamente Presidente do Conselho de Ministros e, simultâneamente, Ministro da Fazenda. Ocupou, em outras ocasiões, as pastas, de Negócios Estrangeiros e da Guerra.
Como presidente do Conselho de Ministros (1881/1885), fez aprovar o projeto de lei que instituiu as eleições diretas, a Lei Saraiva ou lei do censo, e a lei que declarava livre todos os escravos de mais de 65 anos.
Eleito senador para o congresso constituinte (1890-1891), renunciou. Deixou  a vida pública retirando-se para a Bahia onde veio a falecer em Salvador, no dia 21 de julho de 1895.
A respeito do Conselheiro Saraiva, disse Antônio Loureiro de Souza ; “Figura das mais expressivas do segundo império, era justamente considerado pela lealdade política, pelo bom senso que o caracterizava, pelo patriotismo de que deu provas exuberantes e pelos dotes de administrador consciente e probo, havendo ocupado, por isso mesmo, diversos  importantes cargos na vida pública brasileira. Como político, chefiando o partido liberal, onde era uma das figuras mais preeminentes, tronou-se amigoe conselheiro de D. Pedro II, que lhe reconhecia os méritos e a habilidade no trato das mais delicadas questões”.
l
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário