quinta-feira, 31 de julho de 2014

MESTRE JÕAO GRANDE


MESTRE  JOÃO  GRANDE
ssl#q=mestre+joao+grande

João Oliveira dos Santos, conhecido como “João Grande”, Mestre de capoeira, nasceu em Itagi, no sul da Bahia, em 15 de janeiro de 1933.
Cresceu em Salvador e aos 20 anos se encantou com a capoeira. “Foi Deus que me mandou a capoeira”, diz ele.
Aluno dos Mestres Pastinha e  João Pequeno, partiu para os Estados Unidos onde mantém em Nova York, há mais de vinte anos, o  "Centro de Capoeira de Angola".
Em 1981, Mestre Moraes  levou João Grande para participar do Festival de Arte Negra de Atlanta. Ele criou raízes nos Estados Unidos, de Atlanta mudou-se para Nova York onde fixou residência e abriu uma academia, denominada “Capoeira Angola Center”.
João Grande encantou os aficionados da capoeira e se tornou conhecido mundialmente. Recebeu  o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Nova Jersey, é doutor em Letras Humanas pelo Upsala College de East Orange (Nova Jersey) e foi homenageado com o prêmio National Heritage Fellowship (1995),  honraria de grande prestigio na América do Norte.
João Grande é adepto do estilo africano adotado por Mestre Pastinha e usa metáforas que lembram a Natureza:
 “Eu sou fruta madura,
  que caí do pé lentamente.
  Na queda largo semente,
  que procura terra fresca
  pra ser fruta novamente “.


O "Capoeira Angola Center" está cheio de motivos que lembram a Bahia e sua gente. É um ambiente afro-brasileiro em plena metrópole novaiorquina.
Em 1970, Jõao Grande começou a viajar  pela África, Ásia, Estados Unidos e Brasil, ensinando capoeira a  estudantes  de  universidades, escolas elementares e organizações  culturais. Hoje, com mais de 80 anos, é uma referência internacional. Dança, canta e ginga como ninguém. Recentemente esteve em Fortaleza, onde participou mais uma vez de um  evento  afro-brasileiro.
João Grande é a personificação da capoeira de Angola.  ‘Ele leva dentro de si uma animada roda de capoeira”, dizem os críticos. “Minha missão, diz ele, é levar a capoeira pelo mundo, difundir a capoeira de Angola para toda a parte para onde eu for.  A capoeira é uma dança, um esporte, uma arte, uma profissão, uma cultura. Dependendo de como for utilizada, pode se transformar em uma luta, luta que não machuca ninguém. Tudo que você faz é capoeira. Dormindo, dirigindo, comendo,  você, sem perceber,  está fazendo capoeira. Capoeira é para homem, menino e mulher. Só não aprende capoeira quem não quer’.

 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário