segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

HANSEN BAHIA


             
HANSEN BAHIA



 
Karl Heinz Hansen, mais conhecido por Hansen Bahia,  gravador, escultor, pintor, poeta, escritor, cineasta e professor é mais um  baiano que não nasceu na Bahia. Nasceu em Hanburgo, na Alemanha, e faleceu em São Félix, no recôncavo baiano.
Participou da 2ª guerra mundial (1939-1945), quando lutou como soldado.
Terminada a guerra fez, entre os anos  de 1946 a 1948,  suas primeiras xilogravuras.
Em 1950, emigrou para o Brasil, fixou residência em São Paulo e ali permaneceu durante cinco anos, período em que trabalhou na Companhia Melhoramentos.
Em 1955, mudou-se para Salvador onde durante dois anos, fez alguns admiradores no mundo artístico e literário da época.
Em 1957, ilustrou a publicação “Flor de São Miguel”, com textos de Jorge Amado (1912-2001), Vinicius de Moraes (1913-1980) e dele próprio.
No ano seguinte,  ilustrou “Navio Negreiro”, de Castro Alves (1847-1871).
No início de 1960, voltou para a Alemanha e lá, durante três anos, produziu alguns trabalhos de xilografia no castelo Titmonig.
Depois, mudou-se para a Etiópia, onde permaneceu de 1963 a 1966. Alí, naquele país africano, foi um dos fundadores da Escola de Belas Artes de Addis Abeba.
Ainda em 1966, regressou para a Bahia, adotou a cidadania brasileira, tomou o nome artístico de “Hansen Bahia” e  passou a ensinar artes gráficas na Escola de Belas Artes da Universidade Federal (UFBa).
Em 1970, mudou-se para a cidade de São Félix, no recôncavo baiano, e ali residiu até a morte, ocorrida no ano de 1978.
Encantado com a região que lhe deu paz de espírito, amor à vida e alegria de viver, doou em testamento,  dois anos antes do seu falecimento,   seu imenso acervo artístico, e a Fazenda Santa Bárbara, à cidade de Cachoeira, para que fosse criada uma  Fundação.
Seu desejo foi realizado: hoje estão sob a guarda da FUNDAÇÃO HANSEN BAHIA xilogravuras, matrizes, livros, pinturas, prensas e ferramentas de trabalho do grande artista  plástico que é, pelo seu valor e  pelo carinho que devotou a esta terra, um dos filhos ilustres da Bahia.
O acervo de Hansen Bahia  é composto por mais de quatro mil trabalhos de xilogravuras.
Entre os trabalhos de maior valor, destacamos uma série de 14 quadros que retratam, de modo admirável, o sofrimento dos moradores do centro histórico do Pelourinho, em Salvador,  que  vivia em estado de completo  abandono e degradação”.
Nos quadros e xilogravuras de Hans Bahia está, no dizer dos críticos mais abalizados, "o imenso tesouro da Bahia, isto é, marinheiros, prostitutas, manifestações religiosas, festas, velhos casarões colônias, igrejas, barracos e auto-retratos”.
================================================
 
Karl Heinz Hansen, na época
em que era um soldado da
Grande Guerra Mundial
 

ALGUNS DESENHOS E GRAVURAS
DE HANSEN BAHIA


 
 
 
 
            



 
 
 

 




 

2 comentários:

  1. Esse cara com traje militar alemao em nesse blog, nao e meu pai. Tire por favor. V.Hansen

    ResponderExcluir
  2. Olhe aque!!
    http://www.gdw-berlin.de/de/vertiefung/biographien/biografie/view-bio/engelhorn/

    https://en.wiki2.org/wiki/Karl-Heinz_Noak

    ResponderExcluir