sábado, 15 de setembro de 2012

ANFRÍSIA SANTIAGO








Anfrísia Augusta Santiago nasceu em Salvador, em 21 de setembro de 1884, sendo seus pais Marciano Santiago e Amélia de Araújo Santiago.
Profundamente religiosa, desmonstrou desde cedo o desejo de ingressar na Ordem das  Ursulinas.

Em virtude de ter perdido seu pai ainda na infância, desistiu do intento e assumiu a responsabilidade da família.
Nem por isso perdeu  o fervor religioso.

Aluna brilhante, desde a aula primária, cursou a Escola Normal da Bahia, pela qual se tornou professora primária em  30 de dezembro de 1910, aos 16 anos de idade.
niciou a carreira, ensinando em um estabelecimento particular. Assumiu a função de professora adjunta da Escola Primária do Educandário Coração de Jesús, onde lecionou, até 1911.

Naquele ano foi nomeada professora interina do povoado de Santo Estevão, na vila de São Francisco do Conde.
Efetivada no magistério, manteve-se em Santo Estevão até maio de 1914, quando se transferiu para Salvador.

Em Salvador, ensinou  nas Escolas Municipais do distrito da Vitória e da rua do Rosário, (1914 a 1916).

Ainda em 1916, foi nomeada regente da Escola Popular da Cruz do Pascoal, em Santo Antônio Além do Carmo, onde lecionou de 1916 a 1925.
Com a  firme idéia de imprimir ao ensino sua visão pessoal fundou, em 1927,  o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, estabelecimento que dirigiu com extraordinária competência, até pouco antes de sua morte.

Com desassombro e excepcional coragem, Anfrísia Santiago, com apenas 33 anos de idade, se impôs perante a sociedade baiana.
Seu Colégio esteve sob sua direção durante mais de quarenta anos, período em que educou, dentro dos mais elevado padrão ético, moral e cívico, milhares de jovens.

“Anfrísia Santiago, Luis Nassif, transmitia e ensinava, orientava e repassava, com lucidez e clarividência, aos seus discípulos, belas e construtivas noções acerca das normas de conduta e regras de bem viver. Parece-me que estou a escutá-la declinando o belo e educativo aforisma de Elizabeth Leseur: “Toda alma que se eleva, eleva o mundo”.
E mais, do mesmo Autor: “Além da atividade educativa, sobretudo exercida na condição de diretora do seu estabelecimento de ensino, foi D. Anfrísia uma intelectual de méritos incontestáveis. Dotada de rápido raciocínio, reconhecida erudição, excedia-se igualmente na lógica argumentação. Circunspecta e severa, competente e aplicada, rapidamente se impôs à admiração do povo de sua terra”.

A grande educadora, uma das maiores da Bahia, faleceu em Salvador, no dia 27 de abril de 1970.
 
SALVADOR, BAHIA.
PRÉDIO ONDE, DURANTE 43 ANOS,  A PROFA. ANFRÍSIA SANTIAGO
ACOLHEU MILHARES DE ALUNOS.

 ====================================================
VISITE O BLOG "MÉDICOS ILUSTRES DA BAHIA E SERGIPE"

800 BIOGRAFIAS DE MÉDICOS DE VIVERAM, OU VIVEM, NA BAHIA E EM SERGIPE, DE 1808 AO MOMENTO PRESENTE

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário