segunda-feira, 24 de setembro de 2012

ANÍSIO TEIXEIRA








 
ANÍSIO TEIXEIRA
 





Anísio Spínola Teixeira, jurista, educador e escritor baiano, figura central da educação em nosso país, nasceu em 12 de julho de 1900, em Caetité.
Seu pai, o médico Deocleciano Pires Teixeira, foi político influente do município de Caetité, casou-se sucessivamente com três irmãs, sendo sua mãe a terceira delas.

Anísio Teixeira reformou o sistema educacional baiano e ocupou vários cargos executivos, tanto na Bahia quanto no  Rio de Janeiro.
Difundiu o movimento conhecido como “Escola Nova”, o qual tinha como presuposto o desenvolvimento da intelecto e a capacidade de julgamento, em preferência à memorização.
Defendeu o ensino público gratuito, laico e obrigatório, fundou a a Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil e foi um dos signatários do “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”.  
Iniciou os estudos básicos no Colégio São Luiz Gonzaga, em sua cidade natal, completando-os no Colégio Antônio Vieira, em Salvador.
Influenciado pela formação religiosa, plenejo tornar-se jesuíta, o que não foi possível, visto a oposição do seu pai.
Ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pela qual foi diplomado em 1922.
Em 1924, foi nomeado Inspetor Geral de Ensino da Bahia, cargo que desempenhou com raro brilhantismo.
Em 1925, viajou para a Europa, onde observou o sistema educacional de vários países, experiência que aproveitou para reformar o ensino público da Bahia, dano  ênfase à formação de professores.
Em 1927, foi aos Estados Unidos, onde comungou com as ideias do filósofo e pedagogo John Dewey, o qual muito influiu em seu pensamento.
Em 1928, voltou aos Estados Unidos, onde fez pós-graduação e  completou sua formação intelectual.
Em 1931, assumiu a função de Secretário Geral da Campanha de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (CAPES) e, no seguinter, a direção do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP).
No final da década de trinta, aproximou-se mais do seu amigo Monteiro Lobato, e publicou Durante o final do “Estado Novo”, e publicou “Educação para a Democracia”.
Na década de 1940, foi Conselheiro da organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Em 1946, foi convidado pelo Governador Otávio Mangabeira, para ser o Secretário de Educação e Saúde, ocasião em que construiu e inaugurou, no bairro da Liberade, o “Centro Educacional Carneiro Ribeiro”, mais conhecido por “Escola Parque”, escola modelar, de educação em tempo integral.
Em 1950, participou dos debates para implantação da Lei Nacional de Diretrizes e Bases da Educação e, ao lado de Darcy Ribeiro, foi um dos fundadores da Universidade Nacional de Brasília (da qual foi reitor, em 1963).
Premido pelo movimento militar de 1963, afastou-se do cargo de reitor e foi para os Estados Unidos, onde lecionou nas Universidades e Columbia e California.
Regressou ao Brasil em 1966, tornando-se consultor da Fundação Getúlio Vargas.
Faleceu em 1971. Seu corpo foi achado no fosso de um elevador,
 
no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário