segunda-feira, 10 de novembro de 2014

JERUSA DE CARVALHO PIRES FERREIRA


NOVELAS DE CAVALARIA
/92430/jerusa-de-carvalho-pires-ferreira/

Jerusa de Carvalho Pires Ferreira, mais conhecida como Jerusa Ferreira, ensaista e professora de literatura e comunicação social, nasceu  em Feira de Santana, em 1º de fevereiro de 1938.
Concluido os preparatórios, ingressou na Universidade Federal da Bahia, onde, em 1967, se  graduou em Letras. Em seguida,  fez o mestrado.
Em 1970 e 1971, foi bolsista do Instituto de Alta Cultura em Lisboa, onde desenvolveu estudos sobre novelas de Cavalaria. Em 1975 e 1976, frequentou o Centro Internacional de Semiótica de Urbino, na Itália. Em 1980, concluiu o doutorado em Ciências Sociais (Sociologia da Literatura), na Universidade de São Paulo (USP) e fez Livre Docência. Em 1988 e 1989, fez Pós-Doutorado na Alemanha.
Colabora  na “Folha de São Paulo” e na “Revista da USP”. Realiza pesquisa nas áreas de oralidade, memória, cultura midiática, conto popular, literatura de cordel, novela de cavalaria e temas correlatos.
É autora de 20 livros e mais de 180 artigos sobre temas diversos. De sua extensa produção destacamos “Armadilhas da Memória”, “Cavalaria em Cordel”, “O livro de São Cipriano” e “Matrizes Impressas do Oral”.
Como tradutora, é uma das principais divulgadoras do medievalista Paul Zumthor. Neste particular, merecem destaque os livros “A Letra e a Voz”, “Escritura e Nomadismo”, “Performance, Recepção e Leitura” e “Oralidade em Tempo e Espaço”.
Na USP, coordena o Centro de Estudos da Oralidade (onde  realizou mais de 10 Seminários e Colóquios Internacionais), o Programa de Pós-Graduação em Comunicação  e Semiótica e o Núcleo de Estudos do Livro.  Na Editora da USP, coordena a coleção “Editando o Editor”..
É profesora visitante, e conferencista de diversas universidades estranteiras, tais como as de Moscou (Rússia), Calgary e Ottawa (Canadá), Barcelona (Espanha) e Brown (Estados Unidos). Desde 1999,  ministra cursos na Universidade de Limoges. Ensina na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e no Programa de  Pós-Graduação da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP)
Os trabalhos de Jerusa Ferreira sobre  literatura portuguesa e brasileira são  muito importantes. Ela  é uma conferencista frequentemente convidada por diversas instituições de pesquisa no Brasil e no exterior.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário