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João Cerqueira de Santana Filho,
mais conhecido como João Santana,. músico, jornalista, escritor e publicitário,
que elegeu oito presidentes latinoamericanos, nasceu em 5 de janeiro de 1953, na
cidade de Tucano, a 250 quilômetros de
Salvador.
Viveu a infância em sua terra
natal, onde aprendeu as primeiras letras. Tucano era um aglomerado de 3 mil habitantes e João Santana não passava
de um obscuro filho de um tabelião e um fazendeiro, beneficiador de sisal.
Depois, o pai de João Santana virou prefeito. Sua mãe, de nome Helena,
exerceu grande influência na educação dos filhos.
João Santana, quando criança, lia muito e tocava saxofone na Filarmônica São José. O maestro era
João Neves, oficial de justiça que trabalhava
no cartório de seu pai.
Aos 12 anos, mudou-se para
Salvador. Inicialmente estudou no Colégio Marista, no bairro de Canela. Depois se
transferiu para o Colégio Antônio Vieira, onde foi eleito tesoureiro do grêmio
estudantil e recebeu o apelido de “tio Patinhas”.
João Santana é considerado o maior
consultor político da América Latina. Ele dirigiu as campanhas de Luiz Inácio Lula
da Silva (2006) e Dilma Roussef ( 2010 e 2014) no Brasil, de Chavez (2012) e
Nicolas Mudoro (2013) na Venezuela, Maurício
Funes em El Salvador, Danilo Medina
(2012) na República Dominicana e José Eduardo dos Santos (2012) em Angola. Três
destas vitórias foram conseguidas em um mesmo ano (2012), um feito inédito no
marketing político internacional. No Brasil e na Argentina, além das campanhas
de Lula e Dilma, esteve à frente de dezenas de campanhas para governador, prefeitos,
senador ES e deputados. merecendo destaque as de Marta Suplicy (2008)
e de Fernando Haddad (2012), para a
Prefeitura de São Paulo, José Manuel de La Sota para o governo de Córdoba e Delcídio
Amaral para o governo de Mato Grosso.
Antes de ser marqueteiro foi jornalista de sucesso, com presença
marcante nos jornais “O Globo” e “Jornal
do Brasil” e as revistas “Veja” e “Isto É”. É detentor de vários prêmios, dos
quais merece destaque o “Prêmio: Esso”
(1992), como co-autor da reportagem “Eriberto:
Testemunha Chave”, decisiva para o impeachment do presidente Fernando Collor.
Além de sua atuação como
consultor político e jornalista, João Santana é músico e escritor. É fundaor do grupo “Bendegó” e parceiro de Caetano e Gilberto Gil. Como
escritor, publicou um romance intitulado “Sol Negro Azulado”( 2002).
A presença de marqueteiros no
cenário nacional começo na década de 70 quando consultores norte-americanos organizaram campanhas eleitorais nos Estados
Unidos, na América Latina e em países do Oriente Médio e nas Filipinas. Este é o
caso de de David Sawyer, responsável pelas campanhas presidenciais da Venezuela e pela eleição de
deputados, senadores e governadores, nos Estados Unidos.
O primeiro a se utilizar do
market político no Brasil foi Fernando
Henrique Cardoso que contratou o americano, James Carville, responsável pela eleição de Bill Clinton à Casa Branca,
vários congressistas norteamericanos, de Tony Blair (no Reino Unido) e
de Gonzalo de Lozada (na Bolívia).
Um dos pioneiros da consultoria política em nosso
pais é João Santana que, além de atuar no Brasil, exportou seu know-how para
outros países. Ao contrário de Nizan Guanaes e
Duda Mendonça, o marqueteiro João Santana teve origem no jornalismo político, e não na publicidade. Por isto ele diz: “Sou baiano.
Vim do meio jornalistico e artístico, e desembquei na publicidade”.
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